TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda São Pedro

Resenha: Sucos Fazenda São Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Resenha  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 8

A Fazenda São Pedro é uma tradicional empresa familiar e se caracteriza como tal por ser constituída há mais de duas gerações por membros de uma mesma família e por esse fato apresenta aspectos positivos e negativos. Dentre os positivos podemos citar: funcionários interessados e comprometidos com o desenvolvimento da empresa, a boa imagem que a marca SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO tem na região de Ribeirão Preto, sistema de decisões rápidas e quanto aos pontos negativos destaca-se a falta de planejamento a médio e longo prazo e a falta de preparação profissional.

Felizmente, dos pontos negativos apontados, a empresa Fazenda São Pedro tenta buscar alternativas que visam o crescimento da empresa já que os dois filhos do Senhor Oswaldo (atual administrador) tiveram ótima formação em Administração de Empresas e que ocupam respectivamente cargos na área financeira e comercial. Quanto à falta de planejamento a médio e longo prazo, parece-nos que também não faltam intenções de mudanças. Muito tem se falado sobre as novas tendências da economia mundial e da necessidade de uma nova postura por parte das organizações diante de um mundo globalizado e em constante mudança, onde as organizações são influenciadas por diversos fatores e é necessário que se monitore e se adapte as exigências impostas pelo mercado para garantir sua sobrevivência no longo prazo.

Numa situação onde é preciso decidir qual o caminho a seguir é necessário considerar o resultado em que a decisão irá lhe fornecer, logo é preciso minuciosamente analisar as situações com todas as possibilidades de retorno. No caso estudado, o Sr. Oswaldo deve considerar o que o projeto de cada filho pode trazer de benefício para empresa, de maneira que haja o menor número possível de riscos, é claro que, impossível haver expansão empresarial sem riscos, mas o pensamento deve ser para minimizá-los ao máximo.

Com a estratégia de João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, formado em administração de empresas, a instituição teria um aumento na produção, melhorias técnicas no produto (suco de laranja), aumento no mercado de atuação, ampliação no atendimento aos clientes com novas instalações físicas e é evidente que maior retorno financeiro aos caixas da empresa, porém, os riscos são aparentes, uma vez rejeitado o produto no novo mercado de atuação sofreriam com o acúmulo de produto em estoque, já que não teria saída devido a rejeição, aumento desnecessário no orçamento mensal com a contratação de novos funcionários e perdas no capital da empresa com a construção ou aquisição de novas instalações físicas.

Já na visão de José, filho mais velho, com conhecimentos práticos na administração de uma fazenda, o projeto é não expandir o mercado, uma vez que no atual há garantia de venda, propõe então melhoria no controle de produção, melhor utilização da matéria-prima e diminuição no orçamento mensal com a redução no quadro de funcionários. Em contra-pardida, vê-se o risco de não adaptação às novas máquinas e também dos clientes serem arrebatados a comprar um novo produto que tenha maior estratégia de merchandising, uma vez que nessa visão não considera a possibilidade de aumento em marketing por já ter mercado garantido.

No dito, é preciso ao Sr. Oswaldo cautela para analisar as situações e considerar qual delas irá trazer maior rentabilidade para a instituição e melhoria comercial para a marca.

Observando as ideias dos dois irmãos João tem melhor visão estratégica já que apresenta um plano de crescimento audacioso para a empresa mesmo que isso custe à perda de identidade de empresa familiar: deseja expandir a área de abrangência do produto, contatar distribuidores locais para fazer entregas nas residências, desenvolver o marketing comercial em diversos meios de comunicação, abrir um escritório em São Paulo com a contratação de novos funcionários gerenciais, aumento de máquinas e de funcionários, terceirização da produção em um local mais próximo de onde será comercializado e mudanças na embalagem e na composição do suco. Há de se concordar com João, pois o mercado atualiza-se constantemente e se manter nos limites que a empresa esta atuando pode se correr o risco de ser engolido por grandes empresas que estão investindo pesado nesse mercado.

Por outro lado, José sugere que não se invista em mudanças que são incertas e propõe que haja somente compra de máquinas novas em substituição às antigas, o que traria melhor aproveitamento de matéria-prima, menos desperdício e necessidade de menos funcionários. Acredita também que para reduzir custos deveriam ser demitidos os gerentes de vendas com salários muito altos e contratação de novos, com salários inferiores.

A função do senhor Oswaldo é, mais uma vez, de intermediar a relação entre os dois filhos e o de analisar as duas propostas verificando seus pontos positivos e negativos para o futuro da empresa. Considerando as duas propostas acima e a história de sucesso da Fazenda São Pedro além da afirmação de que o canal de venda dos sucos é o varejo (ou seja, depende da demanda do local) e que pra aumentar a demanda é preciso expandir o produto para outras áreas, convém destacar que a única maneira da mesma crescer ou até mesmo de manter-se como pioneira em vendas na região de Ribeirão Preto é investindo em novos mercados, porém há diversos pontos nas duas propostas que precisam ser discutidos. Além disso, convém elucidar que antes de tomar qualquer decisão quanto ao futuro da empresa o Senhor Oswaldo deverá fazer um diagnóstico organizacional, por meio do qual ele poderá avaliar o ambiente externo e interno, a estratégia empresarial, a estrutura organizacional, a cultura e os possíveis resultados da empresa, ou seja, suas condições financeiras atuais para a expansão. Já se sabe que a empresa dispõe de recursos financeiros para tal expansão.

Quanto à cultura, segundo o filho João, através de pesquisa de mercado já foi constatado que os clientes em potencial têm poder aquisitivo alto. Quanto à estrutura organizacional será necessário investir em primeiro lugar no plantio de laranja em detrimento de outras culturas que eventualmente a fazenda tenha; será necessária também a substituição das máquinas velhas por novas para diminuição do desperdício e melhor aproveitamento da matéria-prima aliada a compra de mais máquinas, capazes de suprir a demanda da cidade de São Paulo e também a da região de Ribeirão Preto. No que diz respeito à estratégia empresarial que "(...) é a definição dos propósitos da organização, que representa um conjunto de decisões e ações que, se forem realizadas, darão uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes" (Unidade 1) comprova e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com