TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suma De Saoo Tomas De Aquino

Pesquisas Acadêmicas: Suma De Saoo Tomas De Aquino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

São Tomas de Aquino.

Suma teológica e suma contra os gentios

Resumo de suas principais ideias:

1. Mundo não se divide entre os cristãos e os pagãos, pois o cristianismo domina a todos. Porém o cristianismo não se refere aos dogmas da Igreja, mais apresenta-se o meio de um pensamento racional e capaz de ser apreendido pela filosofia.

2. Os homens podem desenvolver algumas virtudes morais, mais somente por meio da fé é que podem tornar tais virtudes perfeitas e orientar suas vidas de forma coerente através da moral cristã.

3. Difere-se de santo Agostinho por entender que a filosofia cristã pode ser fundamentada na filosofia grega, e da assim importância maior a razão do que a devoção.

4. A razão recuperada da doutrina de Aristóteles, segundo Tomas de Aquino, estabelece de Deus está no princípio de todo ser natural. A assim uma personificação de Deus.

5. De outro lado, cada ser tende à realização de sua essência, conforme a teoria aristotélica porem para Tomas de Aquino essa realização somente ocorre por meio de uma conduta perfeita moralmente, assinalando que uma vida moral correta é o único caminho para a perfeição.

6. A vida moralmente correta permite ao homem exercer a razão e dessa forma entrar em contato com a sua essência divina, associando-se o pensamento de Tomas de Aquino com o pensamento de Aristóteles, quanto a busca da essência de todos os seres e todas as coisas.

7. O homem coloca-se assim numa escala de posições entre os seres angelicais e os animais, encontrando-se na luta permanente contra os instintos que o fazem descer a condição de animalidade, e o exercício dos valores morais, que o aproxima dos anos.

8. Pelo exercício da razão o homem pode fazer as suas escolhas e abandonar os vícios para perseguir as virtudes (intelecto especulativo).

9. São virtudes que resultam do homem com Deus: piedade, humildade, santidade, pureza e devoção.

10. A liberdade de escolha entre os bens morais universais ocorre através do desenvolvimento dos bens individuais ainda imperfeitos. Para tanto os homens devem obedecer aos comandos de Deus (verdade moral), que são interpretados pela Igreja e transmitidos aos homens. Cria-se assim a Teoria do direito natural, que segundo Tomas de Aquino, está inscrito no coração dos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com