TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÃO TOMAS DE AQUINO

Exames: SÃO TOMAS DE AQUINO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 5

Não podemos começar a falar de São Tomás de Aquino sem antes conceituar historicamente, que a filosofia passava-se apagada, pois no século V com a invasão dos bárbaros, que destruiu a civilização Romana, os bárbaros não valorizavam acultura intelectual, por isso por quatro séculos fica estagnado.

Os pensamentos dos grandes filosóficos dos primeiros séculos, que tinham publicações em manuscrito, foram salvos por monges dos conventos em bibliotecas secreta.

Com o passar do tempo os bárbaros passaram aceitar a cultura e se converteram se ao cristianismo e gradativamente houve um surgimento da cultura filosófica, isso só foi possível por que os bárbaros assumiram os costumes do povo vencido.

Passada o período chamado obscuro para filosofia no século XIII, inicia um novo período de grande importância para filosofia onde os historiadores falam que houve um floreamente intelectual, onde se inicia o que recebeu o nome, de filosofia escolástica cristã, que tinham como fontes a filosofia Árabe, judaica e o Aristotelismo.

O que é a Escolástica são doutrinas teólogo-filosófico dominante na idade media do seu inicio IX a XII, e é caracterizada pelo o problema da relação entre a fé e a razão, que representado pela filosofia grego- romano verso teologia cristã. Nesse período de grandes filosofo franciscano como São Boaventura, Rogério Bacon, Duns Scoto etc. E dentre os filósofos dominicanos os filósofos dominicanos destaca-se o mestre Eckart, São Alberto Magno e São Tomás de Aquino que é o nosso objeto de estudo.

Nascido em uma família de nobres, Tomás de Aquino fez os primeiros estudos no castelo de Monte Cassino. Em Nápoles, para onde foi em 1239, estudou artes liberais, ingressando, em seguida, na Ordem dos Dominicanos, em 1244.

De Nápoles, a caminho de Paris, em companhia do Geral da ordem, foi seqüestrado por seus irmãos, inconformados com seus irmãos por ter ingressado no convento.

No ano seguinte, fiel à sua vocação religiosa, viajou a Paris, onde se tornou discípulo de Alberto Magno, acompanhando-o a Colônia. Em 1252, voltou a Paris, onde se formou em teologia e lecionou durante três anos. Depois de voltar à Itália, foi nomeado professor na cúria pontifical de Roma.

SUMARIO

1 QUEM FOI SANTO TOMÁS DE AQUINO?..........04

2 TOMISMO....................................................................06

3 OS PECADOS CAPITAIS..........................................08

CONCLUSÃO.................................................................09

BIBIOGLAFIA...............................................................10

QUEM FOI SANTO TOMÁS DE AQUINO?

Foi um importante teólogo, filósofo e padre dominicano do séc XIII. É considerado um dos principais representantes da escolástica (linha medieval de base cristã).

Buscou utilizar a filosofia greco-latina clássica para compreender a revelação religiosa do cristianismo. A finalidade de sua filosofia era organizar um conjunto de argumentos e defender as relações do cristianismo.

Suas obras podem dividir-se em quatro grupos:

1) Comentário: A lógica, a física, a metafísica, a ética de Aristóteles, a sagrada escritura.

2) Sumas: Teológicas começadas em 1265 ficando inacabada devido a morte prematura do autor.

3) Questões: Questões disputadas (da verdade da alma, do mal, etc).

4) Opúsculos: Da unidade do intelecto contra os averrístas, da eternidade do mundo.

Segundo Tomás de Aquino, a lei humana nasce da necessidade que o homem tem de viver em sociedade e de evitar que vivendo socialmente alguns homens cometam o mal que leva a destruição da sociedade em que vivem.

As leis humanas por objetivo preservar o bem comum.

• TOLERÂNCIA; vem do Latim “toleraje” que significa SUPORTAR. Ela nos faz aceitar os diferentes comportamentos e as diversas opiniões.

• IGUALDADE; está ligada à justiça; permite comparar os elementos dentro da sociedade, seja objetos, indivíduos, ideias e conceitos.

• LIBERDADE; para as classes sociais é o direito de ir e vir de acordo com a vontade da pessoa.

• JUSTIÇA; está ligada aos atos éticos morais dos cidadãos; é feita através do direito, da razão e da equidade.

• EQUIDADE; é um sinônimo de virtude e prudência; ela pode também influenciar na lei.

• VERDADE; contar ou narrar fatos sem omitir ou esconder detalhes.

• ÉTICA; implica normas e regras; a moral, os valores e os princípios também estão incluídos; Determina também como os cidadãos devem se comportar dentro de uma sociedade.

Santo Tomás de Aquino pensava que todas as pessoas deveriam buscar o conhecimento tanto dos valores morais como espirituais, pois somente desta forma conheceriam a felicidade. Viver em sociedade evita alguns males, os quais levariam a destruição da sociedade.

Na suma contra os gentios, ele explica três aspectos pelas quais os homens podem conhecer coisas divinas.

1º - A luz natural da razão do homem

2º - Verdade divina que excede o intelecto humano

3º - A mente humana elevada à perfeita intuição das coisas relevadas.

TOMISMO

Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com