TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Super simples auxiliando as microempresas a expandir seus negócios para o exterior

Por:   •  5/4/2016  •  Dissertação  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

Orientação da tarefa: A tarefa consiste em realizar uma redação dissertativa, tema: Tipos de transportes a serem utilizados para os micro e pequenos empreendedores que utilizam o supersimples para exportarem.

Supersimples auxiliando as microempresas a expandir seus negócios para o exterior

O supersimples é uma lei que foi constituída em 2007, possibilitando um regime especial para as microempresas ou empresas de pequeno porte, para que assim pudessem exportar seus produtos, facilitando o recolhimento das contribuições e diminuindo a burocracia. A partir de janeiro de 2015 a lei passara por alterações, ou seja, uma sequencia de oito tipos de impostos: IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS e PASEP, INSS, ICMS e ISS passam a ser unificados e será gerada em um boleto, segundo informações contidas no site do SEBRAE a diminuição de tributos representara uma média de 40%,incentivando às empresas.

Outra vantagem está na alteração do valor que antes era de 3,6 milhões somando vendas internas e externas, com a mudança o valor da venda passou a 7.200 milhões dividida em 50% interna e outros 50% externo sem sair do regime especial. Segundo Bruno Quick, gerente de políticas publicas do SEBRAE nacional, anteriormente a exportação era voltada para as grandes indústrias, mas o cenário está mudando e a exportação de produtos está se tornando uma realidade para o microempresário.

Guilherme Afif Domingos, Min. Da secretária da micro e pequena empresa comenta sobre a importância destas alterações incentivando significativamente o crescimento das microempresas, ele sugere que as mesmas contratem uma empresa especializada em exportação, para realizar o processo de coleta e passa a responsabilidade para mesma até a entrega do produto para o cliente no exterior, pois Guilherme frisa a importância dos microempresários manterem seu foco na qualidade do produto produzido e não nos processos logísticos. Atualmente temos várias empresas que realizam este processo e o transporte mais sugerido é via marítimo ou aéreo.No marítimo as cargas são otimizadas em containers onde são consolidadas, o que não é de responsabilidade do micro empresário, mas sim da empresa contratada, o transporte aéreo também é uma boa sugestão embora ambos sejam mais carros, são as alternativas disponíveis e mais utilizadas no processo de exportação.

Com este incentivo do supersimples as pequenas empresas estão recebendo a oportunidade de conquistar seu espaço no mercado exterior e expandir seus negócios, com o apoio do governo se torna mais viável e menos burocrático este processo, pois muitas vezes devido às dificuldades o caminho para o mercado externo se torna árduo bloqueando o potencial de crescimento das microempresas. Quem também ganha e conquista seu espaço no mercado é o setor logístico que cresce cada vez mais para atender as necessidades de armazenagem e movimentação das mercadorias tanto para o mercado interno quanto externo.

Referencias:

http://www.aclcontabil.com.br/supersimples.html

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Mudan%C3%A7as-no-Supersimples:-o-que-o-dono-de-pequeno-neg%C3%B3cio-deve-saber

https://www.youtube.com/watch?v=a0TjWjyBf1I&noredirect=1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com