TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento Da Administração

Ensaios: Surgimento Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Com o Inicio da Revolução Industrial perceberam que faltava um enquadramento melhor que propusesse estudar novas formas de exploração e gerenciamento das organizações. No século XVIII surgi um novo olhar sobre a estrutura comercial e social, provocando mudanças econômicas, gerando um novo método industrial que mais na frente seria adotado por diversos países. A partir desse contexto, surgem iniciativas mais aprimoradas com o objetivo de alta produção através de métodos de controle de seus fatores e da gestão de pessoas. A Teoria clássica surgiu quase que no mesmo tempo que na teoria cientifica. Naquela época a Teoria Geral da administração começou voltada para com ênfases nas tarefas, pois ocorreu um crescimento desordenado e “bagunçado” das empresas, sendo Taylor um dos principais idealizadores da teoria da administração. Vindo posteriormente Henry Fayol, que deu uma maior ênfase na estrutura com a teoria clássica, até hoje é de muita importância essa teoria para o crescimento deste assunto. Podemos afirmar que Fayol por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos órgãos componentes. Além disso, Fayol idealizou as funções da administração, ainda os deveres de todos os gerentes e os principios da adminisração.

Taylor foi o idealizador da ORT (organização Racional do Trabalho Humano), que estudou naquela época por análise de tempos e movimentos assim também como o estudo da fadiga humana dentro da organização. Ele recomendava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos “de máxima produção a mínimo custo”, seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.

A administração foi influenciada por vários fatores, como dos Filósofos que vem desde antiguidade e teve suas primeiras ‘definições’ a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates que dizia que a administração é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão e Aristóteles, criador da lógica, que distingue três formas de administração: Monarquia, aristocracia e democracia. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle, surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna. A igreja católica não deixa de ser outro fator de influencia, que durante muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficaram a cargo da Igreja Católica e das organizações militares, não mais sendo dos Estados. Na igreja, havia uma hierarquia de autoridade, um estado maior, que juntas serviram de modelo para diversas organizações, ela influenciou de certa maneira no pensamento administrativo. O Liberalismo também colaborou fortemente. O economista liberal Adam Smith enfatizou a necessidade de racionalizar a produção. Ele dizia que o bom administrador deve preservar a ordem, a economia e a atenção, não devendo se descuidar dos aspectos do controle e da remuneração dos trabalhadores. Outro economista liberal Samuel Newman dizia que o administrador deve ser uma combinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com