TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento do Método Científico

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  1.295 Palavras (6 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 6

     UFRPE – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

José Valdevino de Andrade Neto

Metodologia Científica

Surgimento do Método Científico

Recife

2020

     O método científico se aplica desde muito tempo ao longo da construção de conhecimentos da humanidade. O estudo nos mostra que embora a complexidade da ciência não permita que se conceba um único método, de aplicabilidade geral, para se fazer ciência, o conhecimento científico se distingue de outras formas de saber por algumas características importantes, que giram em torno da exposição sistemática das teorias científicas e do controle experimental.  O método científico pode variar de acordo com a ciência, mas o que é atualmente usado, principalmente pelas ciências da natureza, foi derivado do trabalho de vários filósofos, como Francis Bacon, René Descartes e vários outros estudiosos. Esses precursores do método científico defendiam que a busca pelo conhecimento deveria basear-se em experimentações e lógicas matemáticas, com medições bem precisas e exatas, bem como, com a repetição intensiva de vários experimentos para provar as ideias. Desse modo o conhecimento teve uma evolução baseada em um sistema sólido estruturalmente.

     Assim, podemos citar algumas contribuições de grandes cientistas na formação do que é hoje o método científico.

Roger Bacon

     Para o filósofo Roger, o método de conhecimento científico deve seguir uma ordem de pesquisa que tem início pela observação da natureza, depois o observador deve levantar hipóteses para entender o fenômeno e por último deve buscar comprovar suas hipóteses através da experimentação. O processo observação, hipótese e experimentação não têm fim e é aplicado em cadeia de acontecimentos que se relacionam e criam o conhecimento científico. A ciência se baseia na repetição dos fenômenos observados e para que isso possa ser feito todo o processo tem que ser detalhadamente descrito. A verdade científica vai surgir através do trabalho de muitas pessoas e vai levar o tempo que esse trabalho demorar. Os erros anteriores serão eliminados pelas pesquisas posteriores e assim a ciência alcança seu progresso. Existem dois modos de alcançarmos o conhecimento: pela experiência e pelo argumento. O argumento nos dá conclusões e demonstrações racionais, mas são conclusões que não afastam a dúvida, pois não podem ser diretamente comprovadas. A comprovação das verdades somente pode ser feita através da experiência, que tanto pode ser interna como externa. A experiência externa é a que conseguimos através do sensorial dos nossos sentidos, através dela alcançamos as verdades da natureza. A experiência interna depende diretamente da iluminação divina e através dela conseguimos alcançar as certezas sobrenaturais. As duas verdades levam o homem ao seu objetivo que é atingir a felicidade e a salvação. Desse modo, Roger Bacon expõe seu pensamento de método para as ciências.

Francis Bacon

     Bacon é chamado de pai do empirismo. Seus trabalhos defendiam a possibilidade do conhecimento científico baseado apenas no raciocínio indutivo e na observação cuidadosa dos eventos da natureza. Ele argumentou que isso poderia ser conseguido através do uso de uma abordagem cética e metódica pela qual os cientistas evitariam enganar a si mesmos. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais. Contrariando a visão transcendental e a razão sem comprovação, defendendo em seus trabalhos o uso da experiência como critério válido para a aceitação de qualquer conhecimento.

     O objetivo do método baconiano é constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos. Para ele, a descoberta de fatos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico, mas sim da observação e da experimentação regulada pelo conceito descrito como raciocínio indutivo, no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente. O conhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos que, se devidamente observados, apresentam suas verdadeiras causas. O método visa a apresentar uma nova maneira de estudar os acontecimentos. A descoberta de fatos verdadeiros não depende de esforços puramente mentais, mas sim da observação.

René Descartes

     Foi aquele que tematizou mais diretamente a necessidade do método científico. Ao buscar um alicerce novo para a filosofia, Descartes rompeu com a tradição aristotélica e com o pensamento escolástico, que dominou a filosofia no período medieval. A separação entre sujeito e objeto do conhecimento tornou-se fundamental para toda a filosofia moderna. Segundo René, para fundamentar o conhecimento, o filósofo deve rejeitar como falso tudo aquilo que possa ser posto em dúvida. A dúvida é, portanto, um momento necessário para a descoberta da substância pensante, da realidade do sujeito que pensa. Através da dúvida metódica, o filósofo chega à descoberta de sua própria existência enquanto substância pensante.  Descartes foi considerado o fundador da filosofia moderna por ter incentivado os indivíduos a questionarem todas as crenças tradicionais e por ter proclamado a inviolável autonomia da mente, sua habilidade e direito de compreender a verdade. Suas declarações conscientizaram as pessoas de sua capacidade de entender o mundo através de suas próprias faculdades mentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com