TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surgimento do Método Científico

Por:   •  24/9/2020  •  Resenha  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

O método científico se aplica desde muito tempo ao longo da construção de conhecimentos da humanidade. O estudo nos mostra que embora a complexidade da ciência não permita que se conceba um único método, de aplicabilidade geral, para se fazer ciência, o conhecimento científico se distingue de outras formas de saber por algumas características importantes, que giram em torno da exposição sistemática das teorias científicas e do controle experimental. O método científico pode variar de acordo com a ciência, mas o que é atualmente usado, principalmente pelas ciências da natureza, foi derivado do trabalho de vários filósofos, como Francis Bacon, René Descartes e vários outros estudiosos. Esses precursores do método científico defendiam que a busca pelo conhecimento deveria basear-se em experimentações e lógicas matemáticas, com medições bem precisas e exatas, bem como, com a repetição intensiva de vários experimentos para provar as ideias. Desse modo o conhecimento teve uma evolução baseada em um sistema sólido estruturalmente.

Assim, podemos citar algumas contribuições de grandes cientistas na formação do que é hoje o método científico.

Roger Bacon

Para o filósofo Roger, o método de conhecimento científico deve seguir uma ordem de pesquisa que tem início pela observação da natureza, depois o observador deve levantar hipóteses para entender o fenômeno e por último deve buscar comprovar suas hipóteses através da experimentação. O processo observação, hipótese e experimentação não têm fim e é aplicado em cadeia de acontecimentos que se relacionam e criam o conhecimento científico. A ciência se baseia na repetição dos fenômenos observados e para que isso possa ser feito todo o processo tem que ser detalhadamente descrito. A verdade científica vai surgir através do trabalho de muitas pessoas e vai levar o tempo que esse trabalho demorar. Os erros anteriores serão eliminados pelas pesquisas posteriores e assim a ciência alcança seu progresso. Existem dois modos de alcançarmos o conhecimento: pela experiência e pelo argumento. O argumento nos dá conclusões e demonstrações racionais, mas são conclusões que não afastam a dúvida, pois não podem ser diretamente comprovadas. A comprovação das verdades somente pode ser feita através da experiência, que tanto pode ser interna como externa. A experiência externa é a que conseguimos através do sensorial dos nossos sentidos, através dela alcançamos as verdades da natureza. A experiência interna depende diretamente da iluminação divina e através dela conseguimos alcançar as certezas sobrenaturais. As duas verdades levam o homem ao seu objetivo que é atingir a felicidade e a salvação. Desse modo, Roger Bacon expõe seu pensamento de método para as ciências.

Francis Bacon

Bacon é chamado de pai do empirismo. Seus trabalhos defendiam a possibilidade do conhecimento científico baseado apenas no raciocínio indutivo e na observação cuidadosa dos eventos da natureza. Ele argumentou que isso poderia ser conseguido através do uso de uma abordagem cética e metódica pela qual os cientistas evitariam enganar a si mesmos. Aliado ao conceito de Empirismo, Bacon definiu um método de investigação baseado na observação dos fenômenos naturais. Contrariando a visão transcendental e a razão sem comprovação, defendendo em seus trabalhos o uso da experiência como critério válido para a aceitação de qualquer conhecimento.

O objetivo do método baconiano é constituir uma nova maneira de estudar os fenômenos. Para ele, a descoberta de fatos verdadeiros não depende do raciocínio silogístico aristotélico, mas sim da observação e da experimentação regulada pelo conceito descrito como raciocínio indutivo, no qual parte de premissas verdadeiras para chegar em conclusões que podem ou não serem verdadeiras. Nesse sentido, a indução acrescenta informações novas nas premissas que foram dadas anteriormente. O conhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos que, se devidamente observados, apresentam suas verdadeiras causas. O método visa a apresentar uma nova maneira de estudar os acontecimentos. A descoberta de fatos verdadeiros não depende de esforços puramente mentais, mas sim da observação.

René Descartes

Foi aquele que tematizou mais diretamente a necessidade do método científico. Ao buscar um alicerce novo para a filosofia, Descartes rompeu com a tradição aristotélica e com o pensamento escolástico, que dominou a filosofia no período medieval. A separação entre sujeito e objeto do conhecimento tornou-se fundamental para toda a filosofia moderna. Segundo René, para fundamentar o conhecimento, o filósofo deve rejeitar como falso tudo aquilo que possa ser posto em dúvida. A dúvida é, portanto, um momento necessário para a descoberta da substância pensante, da realidade do sujeito que pensa. Através da dúvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com