TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresa: BEAUTIFUL

Seminário: Sustentabilidade Empresa: BEAUTIFUL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 8

Empresa: B.O.N.I.T.A

Ramo: Beleza e Cosméticos

Proprietária: Marie Lou (negociar com fornecedores, fazer pagamentos, não se envolve diretamente com vendas e serviços)

Funcionários: 03 cabelereiros

01 recepcionista

02 manicures

01 massagista

01 esteticista

01 vendedora de produtos importados de beleza (não trabalha com linha nacional, não tem marca exclusiva)

Situação da empresa:

- Perda de 30% dos clientes (referente ao mesmo período do ano anterior).

- Queda de 20% nas vendas (referente ao mesmo período do ano anterior).

- Reclamação no atendimento 10%.

- Abertura de concorrente nas proximidades.

Desafio:

Elaborar um Planejamento Estratégico para a empresa B.O.N.I.T.A. se reestabelecer no mercado de maneira competitiva.

I - Habilidades necessárias para um gestor de sucesso.

Habilidades técnicas: utiliza conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para realização de tarefas; fazer coisas concretas e práticas Ex.: desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa.

Habilidades humanas: trabalhar e lidar com pessoas, saber comunicar-se, educá-las, ensiná-las, orientá-las, liderá-las e motivá-las, construção de talentos e equipes, faz uso de pessoas para conseguir resultados.

Habilidades conceituais: lidar com idéias e conceitos abstratos, desenvolve filosofias, valores e princípios de ação, idéias globais, aonde chegar, ações futuras, capacidade de diagnóstico, estratégia organizacional.

O conceito de Empresa, gestor e empresário.

- Empresa:

“são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídas e reconstruídas, com o fim de atingir objetivos específicos” (Talcott Parsons.Structure and Process in Modern Societies. Glencone,III: The Free Press, 1962, p.17.)

São construídas, elaboradas, reestruturadas, redefinidas para atingir seus objetivos, nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo vivo e sujeito continuamente a mudanças.

- Gestor:

O gestor pode trabalhar no nível operacional, intermediário ou estratégico da empresa, dando conta do cotidiano, rotinas e procedimentos, ou de forma tática na articulação interna dos recursos básicos e competências funcionais, pode também cuidar da gestão estratégica do negócio, assumir a totalidade do empreendimento, são posições diferentes, com responsabilidades diferentes, mas com único foco principal: proporcionar resultados.

- Empresário:

De acordo com Guitton (1961), o empresário é aquele que detém a propriedade dos bens de produção, gozando, diretamente, ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.

Segundo Coelho (2009, p. 11), empresário é um conceito que vem definido em lei, e se refere ao profissional que exerce uma “[...] atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços (Código Civil, art. 966). Destacam-se da definição as noções de profissionalismo, atividade econômica organizada e produção de bens ou serviços”.

http://www.ambito-juridico.com.br

Por que as empresas são consideradas sistemas abertos.

O conceito de sistema aberto surgiu na biologia, com o estudo dos seres vivos, sua dependência e adaptabilidade ao meio ambiente. Estendeu-se para psicologia, sociologia até chegar a Administração.

As coisas vivas são sistemas abertos (dos vírus até a sociedade), com entradas e saídas e em constante intercâmbio em relação ao meio ambiente, nas empresas são um conjunto de elementos dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem atividades ou funções para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.

Missão, visão e valores organizacionais.

- Missão e Visão:

Missão Visão

Inclui o negócio da empresa É o que se sonha no negócio

É o ponto de partida É aonde vamos

É a carteira de identidade da empresa É o passaporte para o futuro

Identifica "quem somos" Projeta "quem desejamos ser"

Dá rumo a empresa Energiza a empresa

É orientadora É inspiradora

Foco do presente para o futuro Focalizada no futuro

Vocação para a eternidade É mutável conforme os desafios

- Valores:

Crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual, manter elevados padrões éticos em suas atividades, com introdução de códigos formais, cursos internos de ética profissional, criação de um código publicado aos colaboradores da empresa, servindo como guia comportamental. Ex.: cidadania, bons relacionamentos com os clientes, atendimento restrito a legislação vigente, prevenção de atos ilegais e clareza absoluta nos negócios.

II - Os conceitos pesquisados são entendidos na empresa em que você trabalha?

Você, enquanto profissional, possui as habilidades e competências necessárias para um gestor de sucesso?

Trabalhamos em empresas com ramos de atividades diferentes ex.: escritório de advocacia, ótica, telefonia, papelaria, informática e serviços financeiros, todas possuem organograma estrutural (hierarquia), departamentos, visão, missão e valores, alguns são bem identificados por seus funcionários, outros não, devido a administrações e divulgação interna.

Como profissionais, possuímos diferentes cargos/funções,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com