TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade educação ambiental

Seminário: Sustentabilidade educação ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

São processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo,essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

A maneira como o homem vem utilizando os recursos naturais de forma inadequada tem levado a muitas consequências, sobretudo para um meio ambiente que cada vez mais vem sendo degradado. Diante dessa situação se faz necessária uma educação ambiental que conscientize as pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter acesso a uma melhor qualidade de vida, mas sem desrespeitar o meio ambiente tentando estabelecer o equilíbrio entre o homem e o meio. Os problemas ambientais devem ser compreendidos primeiramente em seu contexto

¨Local¨, e em seguida ser entendida em seu contexto ¨Global¨.

Uma das formas de levar educação ambiental a comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural. Na educação infantil é uma fase que as crianças são bastante curiosas e é comum uma maior integração e participação, onde a aprendizagem neste sentido é contínua. É importante que sejam apresentados temas pertinentes que levam a uma conscientização, de maneira que

esta criança dissemine tal conhecimento, pois é comum uma criança ao adquirir um novo conhecimento repassar principalmente para os seus familiares.

Embora a educação ambiental possua um nome relativamente pomposo e possa ser vista por muitos como um luxo num país com tantas mazelas, nada mais é do que Educação.

Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois, buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do País.

A sociedade como um todo deve valorizar os espaços desde creches, escolas e universidades, principalmente os professores e alunos envolvidos nesse processo de educação ambiental, pois essa educação responsabilizará o educando

para o resto da vida. A sobrevivência humana sempre esteve ligado ao meio Natural.

Todos nós compartilhamos um destino comum e um compromisso de um futuro melhor para as pessoas e o planeta,adquirir novos conhecimentos, valores, habilidades, experiências nos tornam aptos a agir e resolver problemas ambientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com