TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Swot

Monografias: Swot. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE SWOT

A análise swot ou FOFA FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário.

É um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que liderou um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações.

Objetivos da análise SWOT:

Efetuar uma síntese das análises internas e externas;

Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;

Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

É ele quem faz o diagnóstico da empresa. Fortalece os pontos positivos, indica quais os pontos devem melhorar mostra as chances de crescimento, aumentando as oportunidades e deixa em alerta diante de riscos.

A análise SWOT se divide em dois fatores:

Ambiente interno (Forças e Fraquezas) ,sob o próprio domínio.

Ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) – Que ocorrem sem nenhum controle.

Ambiente Interno

Strengths – (Forças ou pontos fortes):Variavel controlável que proporciona vantagem operacional no ambiente organizacional.Quanto Mais este ponto forte impacta os fatores críticos de sucesso,mais a empresa está em vantagem com os concorrentes.Devemos manter ou ampliar este ponto forte como vantagem competitiva.Ela é interna e é positiva.

Weaknesses –(Fraquezas e pontos fracos): Também contrrolável,é uma variável que representa uma inedequação da organização,que lhe prporciona uma desvantagem no seu ambiente operacional.Quanto mais esta fraqueza impacta os pontos críticos,mais há desvantagem perante os concorrentes.Devemos atuar energicamente para minimizar ou eliminar este ponto fraco e transforma-lo em uma força.Ela é interna e negativa.

,Ambiente Externo

Opportunities – (Oportunidades):Forças ambientais incontroláveis pela organização que podem favorecer a sua ação estratégica,desde que antecipadas e aproveitadas.Devemos monitorar o ambiente para anteciparmos ações em relação ao concorrente.Èla é externa e é positiva.

Threats –(Ameaças):São forças ambientais que criam obstáculos a ação estratégica.Devemos monitorar o ambiente para anteciparmos ações perante os concorrentes,ou,pelo menos,minimiza-las se identificadas a tempo.

ATENÇÃO:

Toda ameaça pode se tornar uma oportunidade e toda oportunidade pode se tornar uma ameaça.Elas caminham muito próximas.,e isso porque esse meio ambiente interage com todas as empresas desse mercado.

.

Análise Swot Cruzada:

A análise swot cruzada consiste em cruzar as informações dos quatro quadrantes (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças), de forma a obter uma moldura que permita delinear estratégias importantes para o futuro da empresa/instituição.

Para a análise SWOT Cruzada é preciso primeiro fazer uma análise clara do ambiente, ou seja, pesquisar profundamente as forças e fraquezas e saber identificar as oportunidades e ameaças. Para cada cruzamento é importante saber criar objetivos/estratégias:

Pontos fortes x Oportunidades = estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.

Pontos fortes x Ameaças = estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.

Pontos fracos x Oportunidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com