TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Do Texto "pesquisa Dos Educadores E Formação Docente Voltada Para A Transformação Social" De Kenneth M. Zeichner E Júlio Emílio Diniz Pereira.

Ensaios: Síntese Do Texto "pesquisa Dos Educadores E Formação Docente Voltada Para A Transformação Social" De Kenneth M. Zeichner E Júlio Emílio Diniz Pereira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.513 Visualizações

Página 1 de 4

Síntese do texto “pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social” de Kenneth M. Zeichner e Júlio Emílio Diniz Pereira.

Os autores argumentam que a importância da pesquisa hoje em dia é assunto principal na vida do professor. Essa pesquisa busca uma transformação, um envolvimento do professor não só no âmbito escolar mais em toda a sociedade. Essa importância tem que ser tratada com muito rigor, pois é através de seus resultados que alcançamos: melhoras em nossas práticas no desempenho do aluno e no desenvolvimento crescente da instituição de ensino. Apesar da dúvida sobre o que é a verdadeira pesquisa-ação, vários são os pontos que devem ser observados até que chegue a essa conclusão como: interesse pela mudança, a busca do conhecimento e a exposição da pesquisa para o público. O que marca a identidade profissional do aluno é a relação que ele assume com esse conhecimento. Grandes são as conquistas que a pesquisa vem trazendo para a sociedade, pois através dela é possível detectar uma dificuldade do aluno e do professor, podendo assim se obter domínio dos erros e encontrar formas de resolver esses problemas no cotidiano escolar, beneficiando a todos. Alerta-nos a lutarmos politicamente para que a educação vença as barreiras do preconceito, que os educadores tenham objetivo fixo de lutar por melhorias pessoais, por um ensino de qualidade, e todos se unam para que as instituições sejam reformuladas e aconteça assim e tão esperada glorificação da pesquisa-ação.

O texto nos leva à reflexão da importância da pesquisa-ação, não só para a formação profissional como ainda mais para o crescimento dos conhecimentos a fim de ser transmitido de uma forma correta com base em um profundo aprendizado. Ainda almeja os benefícios que a pesquisa pode vir trazer ao professor assim como a contribuição que irá promover a instituição e suas melhoras com a comunidade a fim de trazer educação de qualidade a todos. Instrui-nos a buscar incessantemente a forma de melhorar o aprendizado e a instituição escolar. Aborda a união com forças políticas com intuito de beneficiar o ensino e a reconstituição social, vencendo assim as desigualdades que hoje em dia é muito forte, a fim de diminuirmos esses preconceitos, dando acesso a todos a uma educação de qualidade.

ECF.10/04/2012.

Síntese do texto “Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social” de Kenneth Zeichner e Júlio Diniz Ferreira.

a pesquisa ação é possuidora de uma natureza argumentativa, o que quer dizer que ao mesmo tempo ela se choca com a concepção tradicional de pesquisa - aquela legitimada pela linha positivista. Isto porque na pesquisa-ação as interpretações da realidade observada e as ações transformadoras são objetos de debate, notou-se que a escola não podia ser neutra com relação ao que se passava no país, principalmente, na atual conjuntura o país vivia, sob a égide da Ditadura Militar.

Se formos analisar, a neutralidade não existe. Principalmente uma escola, ela não pode ser neutra. A educação não é só o saber, é também o poder político. A escola é reprodutora do seu meio, ela pode reproduzir e intervir também.

Já no início do processo de abertura política, no final dos anos de 1970, incentivava a população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com