TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese: Filme - Ao Mestre Com Carinho

Artigos Científicos: Síntese: Filme - Ao Mestre Com Carinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  1.160 Visualizações

Página 1 de 3

Ao Mestre Com Carinho relata o dia-a-dia de um professor negro, que formado em engenharia e desempregado resolve dar aulas em uma escola pública da periferia de Londres. Entregam-lhe uma classe de adolescentes que cursam o último ano e que não querem nada com a vida, essa turma de adolescentes indisciplinados fará de tudo para que ele desista de dar-lhes aula. Esta é a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes. Assim, observamos o esforço de um educador em uma comunidade carente onde ele não fala mal dos alunos, não reclama do salário, e talvés, por ser um profissional do “mundo externo” à escola, ele pode ve-la como um meio de preparação dos alunos para a vida – chega a ensinar-lhes a fazer salada, nega-lhes a imagem de um professor tradicional, trata-os como adultos e não crianças.

.O tempo passa, e ele continua sofrendo a hostilidade crescente dos alunos e não consegue passar a matéria prevista no currículo. A reviravolta inicial vista no filme, quanto ação pedagógica do professor, dar-se quando ao entrar na sala de aula, o professor sente um mau cheiro, se irrita e perde a cabeça , coloca os garotos para fora da sala e da uma lição de moral nas garotas . Ao sair da sala ele vai até a sala dos professores e encontra uma professora e desabafa, dizendo que perder a calma seria a única coisa que jurou não perder tão facilmente, deixando claro que não deveria ter feito aquilo, contudo ao mencionar a palavra “jovem” tem uma ideia e a partir daí muda a relação pedagógica com os alunos. Pega todos os livros e os joga numa lixeira, alegando que eles são inúteis para aquele grupo. Diz aos alunos que, daquele momento em diante, vai passar a tratá-los como adultos responsáveis que, em poucas semanas, estarão deixando a escola e enfrentando o mundo que os aguarda, batalhando por uma vaga no mercado de trabalho, com todas as responsabilidades exigidas pela vida adulta. Desde então o conteúdo das aulas passa a ser uma conversa franca entre professor e alunos sobre os mais diversos temas da realidade deles como: a vida, sobrevivência, amor, morte, casamento, mostrando que terão de se submeter a certas formalidades que fazem parte do mundo competitivo que os aguarda, desde a forma estarem entre si, com respeito, à forma de se vestirem. A estratégia adotada dá certo e, em pouco tempo, ele se torna um líder da classe. Várias vezes no filme há um processo de identificação quando o professor deixa de representar “autoridade” e passa a servir de modelo para os alunos. Ensina-os que a higiene pessoal e educação são primordiais questões de sobrevivência, como aprender a cozinhar.

Em Resumo, além de discutir a questão racial, o filme mostra como a realidade social do aluno interfere no desempenho escolar. Com isto, pode-se observar algumas características presentes no professor que deve ser pensada na nossa prática como educador para possíveis êxitos como: compromisso, seriedade e determinação para resolver os problemas em sala. A Relação Pedagógica saudável é evidenciada. Com isto podemos ver que nem todas as armas do professor para motivar seus alunos são encontradas na sala de aula ou nos livros, por vezes é preciso mostrar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com