TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Filme O Mestre Dos Mares

Artigo: Resumo Do Filme O Mestre Dos Mares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  423 Palavras (2 Páginas)  •  4.477 Visualizações

Página 1 de 2

Modelo da análise do filme “O mestre dos mares”.

Conceitos – chave: trabalho em equipe, liderança; planejamento; estratégico; gestão empresarial; treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Nas batalhas, o determinado capitão Jack Aubrey se mostra tão forte quanto o mastro de madeira brasileira de seu navio, o HMS Surprise. Nos momentos de calmaria, ele toca Mozart ao lado de seu amigo, o naturalista e médico da tripulação Stephen Maturin. Navegador competentíssimo, grade estrategista de guerra e comandante que mistura austeridade, humor e justiça em doses absolutamente proporcionais, Aubrey também sabe muito bem colocar uma muralha entre ele e seu amigo quando se trata de exercer autoridade e a determinação necessária ao papel de líder junto a sua equipe – mesmo que isso não seja para o bem imediato de todos, mas que, ao final, o risco tenha se transformado em sucesso.

A influência do capitão se traduz no conceito de Sun Tzu sobre a utilidade de um exército: uma poderosa tropa de um milhão de homens, por exemplo, depende de um só homem. Esta é a influência do espirito!

Maturin, ao contrário, guarda a conduta centrada dos cientistas. Como naturalista, está mais interessado em suas pesquisas nas ilhas Galápagos do que nas emoções da guerra. Embora não negue bravura nos momentos cruciais, até quando é obrigado a retirar uma bala do próprio corpo. Sobre essa plataforma de sentimentos desconexos, que acabam se misturando nos alicerces de uma amizade sólida, evidenciam-se dois personagens cuja masculinidade nunca é questionada. São conversas de cumplices, de gente que começa a enxergar as mudanças radicais na civilização, em contrapartida à alegria rude dos marinheiros.

O filme é uma lição de administração e gestão empresarial quando fazemos analogia com o comando e a liderança da tripulação do HMS Surprise. Nas áreas de educação corporativa e desenvolvimento, aborda o processo de aprendizado dos marinheiros em seu treinamento diário exigido pelo trabalho no navio, que conduz ao domínio de uma determinada tecnologia. Na época, era perfeitamente aceitável que as técnicas de produção mais elaboradas fossem transmitidas com as limitações impostas pelas corporações que as dominavam e que estabeleciam critérios fortemente restritivos em termos da admissão de aprendizes, o que tornava a formação profissional bastante lenta e totalmente sujeita ao controle pessoal do mestre encarregado de ministrá-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com