TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva "as Tranças De Bitou"

Trabalho Universitário: Síntese Reflexiva "as Tranças De Bitou". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

a história novamente e ir debatendo com os alunos sobre como seria o local onde vive Bintou, sua cultura e sua relação familiar.

Já levaria prontas fichas contendo palavras que são o ponto forte para a reflexão como:

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

ANGÉLICA ALVES SILVA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR”AS TRANÇAS DE BINTOU”

Diamantina MG

2013-05-10

ANGÉLICA ALVES SILVA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

SÍNTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR “AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso (pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [ , Ensino de Artes e Música,Ensino da Alfabetização, Fundamentos da Gestão Educacional, Ensino da Matemática na educação infantil, Ensino da natureza e sociedade, Seminário].

Prof. Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helena Sampaio,Vilze Vidotte Costa.

Diamantina

2013-05-10

ANGÉLICA ALVES SILVA

INTRODUÇÃO

No cotidiano escolar é preciso estarmos atentos para sanar as dificuldades dos alunos,tão logo elas sejam detectadas,fazer as intervenções de modo que motive o aluno a buscar construir a sua aprendizagem.

Às vezes a maneira com que levamos ou tentamos levar o conteúdo (as capacidades) aos alunos, não conseguimos que a aprendizagem aconteça. É sempre necessário modificar, criar, inovar. Mexer com as emoções incentivar o aluno a participar das atividades é o meio mais eficaz de se conseguir com que ele aprenda que construa com os conhecimentos e experiência que tem novos conhecimentos.

DESENVOLVIMENTO

A trança de Bintou mostra claramente a abordagem integrada da aprendizagem, ela vivendo e querendo ter suas tranças, foi buscando como pode alcançar seus objetivos.

Os ensinamentos adquiridos através da convivência familiar, foi criando situações e condições para que ela tivesse as suas tranças, enfim alcançasse seus objetivos. A capacidade foi consolidada no momento em que ela se viu no espelho, como queria e imaginava., aprendeu a ser feliz, motivada pela vontade de crescer tanto na idade também na experiência de vida, pois, apesar de ser criança,dentro do seu tempo e espaço, venceu barreiras e construiu sua aprendizagem, tem tempo para tudo,e ele chega, quando com sabedoria sabemos utiliza-lo visando alcançar nossos objetivos.

O texto e a historia são reflexos da construção da aprendizagem, pois ambos buscam passar para o professor que cada aluno tem seu tempo, o seu rítimo e cabe a ele como mediador da aprendizagem modificar, diversificar suas atividades para alcançar a individualidade de cada um e obter sucesso coletivo.

Assim, a socialização da criança, o trabalho com artes, valores, afetividade, auto-conhecimento matemática língua portuguesa podem através do lúdico, de uma maneira prazerosa serem trabalhados.

Ao contar a história no momento do debate podemos primeiro através da linguagem oral fazer fazer a contextualização dos conhecimentos, trazendo os fatos imaginários da historia, para a nossa realidade adaptando-os as capacidades que serão trabalhadas naquele período bimestral ou etapa.

Atividades relacionadas a natureza e sociedade

OBJETIVOS

- Valorizar a cultura de um povo.

- Conhecer os hábitos e a maneira de vestir de uma região.

- Identificar saberes através do conhecimento dos mais velhos.

- Respeitar o outro.

Socializar através da convivência humana.

ATIVIDADE

Ler

FAMILIA CULTURA ALEGRIA REALIDADE SONHO

AS TRANÇAS DE BINTOU BARREIRAS

Colocar no centro do quadro da sala o título e as outras palavras voltadas para ela.Explorar a questão da raça, do bulling e da descoberta da identidade da criança.

Atividades relacionadas a artes e musica

OBJETIVOS

- Reconhecer e valorizar o potencial de cada criança a partir de conhecimentos prévios.

- reconhecer a história de Bintou através do lúdico

- Identificar a arte e a musica como uma maneira de socialização com um grupo social da qual participa

ATIVIDADES.

Levaria para a sala sucatas como lãs pretas, e coloridas, latinhas de refrigerantes vazias, colas, tesouras, panos, e em grupo ou individualmente pediria que cada criança fizesse a sua Bintou.

Aproveitando uma música já conhecida pelas crianças, criar uma paródia onde cotasse a história de Bintou , que em algum momento cívico poderia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com