TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese sobre seminário

Por:   •  15/4/2017  •  Resenha  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Síntese do texto “Como elaborar um Seminário” de Gilberto Luiz de Azevedo Borges.

O Seminário tem por objetivo oportunizar a exploração, discussão e exposição de um tema específico por todos os membros de um grupo a fim de investigar determinado assunto. Na pós-graduação o seminário é uma forma de investigação a fim de solucionar os problemas.

Esta atividade consiste de preparação, desenvolvimento e apresentação final, no qual a preparação diz respeito a indicação de temas e problematização do mesmo a fim de propor uma discussão sobre o assunto; o desenvolvimento refere-se ao estudo do tema pelo grupo e cabe a este grupo nortear as discussões e debates bem como registrar principais conclusões do seminário; e a apresentação final tem a função de avaliação.

O grupo responsável pela discussão pode criar um texto-síntese para que os demais alunos possam ler previamente a fim de situarem-se em relação ao tema. Para tal, faz-se necessário aprofundar os estudos e problematizar o assunto em questão, além de montar um roteiro base para o seminário. Introdução, desenvolvimento e conclusão devem fazer parte deste texto.

Dentro das limitações e características de cada grupo, o seminário é um recurso que quando bem explorado, permite ao aluno de pós-graduação o aprimoramento de suas técnicas de análise crítica, além de propor o exercício de debate entre diferentes ideias propostas pelos membros do grupo. A interação dos envolvidos (professor, alunos e grupo responsável pelo tema) é o que transforma esta atividade em um momento de aprendizagem

Seminário de Pesquisa e Educação

Professora Dra. Flávia Brocchetto Ramos

Mestranda: Marina Belló dos Santos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com