TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Só Pra Mim Escreve

Por:   •  26/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

                                      Resumo sobre o Budísmo

O Budismo é religião e também filosofia de vida, e tem como sustentação as mensagens legadas por Siddhartha Gautama, também conhecido como Sakyamuni – sábio do clã dos Sakya -, o Buda retratado pela História, que existiu entre 563 e 483 a. O Buda nasceu no Nepal, na forma de um príncipe dotado de grande fortuna. Os discursos de Buda são denominados Sutras. Da Índia à China, o budismo viajou por meio de dois missionários budistas, que o introduziram na corte do Imperador Ming, em 68 d.C. Hoje o Budismo surpreendentemente está morto na Índia, sobrevivendo em países como a China e o Japão, e ganhando cada vez mais fôlego no Ocidente.

                                            [pic 1]     

                                     

                                Resumo da hitória do Mosteiro zen budista da vargem

O Mosteiro Zen Morro da Vargem se estabeleceu seguindo a secular escola Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji em 1244. Ao longo de sua vida, Mestre Dogen destacava a importância da simplicidade, disciplina e da prática do Zazen, a Não-Ação.

A vida no Mosteiro Zen é cercada por rigorosa disciplina, voltada para a leveza das posturas e a liberdade da mente, e não para a estagnação. O bom humor é marca registrada no cotidiano dos monges. Brincadeiras, respostas inesperadas e vivacidade nos mínimos gestos são tradições no zen budismo. 

Longe de mitificar ou alimentar o temor a deuses poderosos e severos, o zen trata o Buda sem dogmatismos. Freqüentemente, os ensinamentos são transmitidos com histórias engraçadas e as vezes desconcertantes.

Ir ao Resumidor

De acordo com informações do Vaticano, no mundo todo já há cerca de 1,23 bilhão de católicos (dado divulgado em 2014), sendo que a maior parte deles se concentra no continente americano, onde estão mais de 60% das pessoas que seguem essa religião. Já na Ásia, por outro lado, essa mesma contagem apontava que viviam menos de 3,5% de todos os católicos. O Brasil e o México são os países com maior número de indivíduos que se declaram católicos.

Observe a seguir um resumo do catolicismo, que é uma das ramificações mais consistentes e representativas do cristianismo no mundo todo.

[pic 2]

 

                             Resumo do convento da penha

A história do convento começa em 1558, quando chega à atual Prainha frei Pedro Palácios, natural de Medina do Rio Seco, na Espanha. Palácios foi, alguns anos mais tarde, encarregado da construção de uma ermida no alto do morro da Penha, tendo encomendado de Lisboa uma imagem de Nossa Senhora, que daria origem ao culto à Nossa Senhora da Penha. A pequena ermida foi erguida e expandida aos poucos até se transformar no Convento da Penha, hoje o monumento religioso mais importante da arquitetura capixaba.

Especula-se que frei Pedro Palácios morava numa gruta que fica aos pés da ladeira do convento, onde era mantido um quadro de Nossa Senhora da Penha. A composição desapareceu três vezes e em todas as ocasiões fora encontrado no alto do morro onde está construído o convento.  [pic 3]

Recebe o nome de Umbanda um dos vários cultos religiosos sincréticos surgidos no Brasil entre os séculos XVI e XX, fruto do contato dos diferentes povos que contribuíram para a formação cultural e religiosa da população. A palavra umbanda deriva de m ' banda, que em língua quimbundo ( língua nacional de Angola ) significa " sacerdote " ou " curandeiro ". O culto irá combinar elementos da filosofia espírita kardecista, dos vários cultos afro - brasileiros, tradições indígenas, do cristianismo católico e modernamente, conhecimento vindo de cultos esotéricos. Por ter nascido e se desenvolvido nas classes mais humildes da população brasileira, a condução e filosofia do culto muitas vezes ainda difere, havendo visões até mesmo conflitantes acerca de vários conceitos da religião entre seus praticantes. Aparentemente, o culto umbandista, trajes, cantos e demais características assemelham - se bastante ao candomblé e outros cultos afro - brasileiros, mas a diferença fica evidente com uma observação mais detalhada, pois a umbanda adota figuras indígenas ( os caboclos ), negros urbanizados e inseridos na cultura europeia ( pretos - velhos, pombas - gira e zé pelintra ) e conceitos de reencarnação encontrados na doutrina espírita. A umbanda adotará ainda em seu panteão Exu, deus da mitologia iorubá ( nagô ), em meio a figuras do panteão bantu quimbundo, bem como a adoração à Santíssima Trindade católica. Muitas vezes demonizada e vista como culto maléfico, a umbanda deve ser entendida como uma religião, que busca preencher um conceito filosófico - religioso importante ainda nos dias de hoje, a atenção aos excluídos. Apesar do desenvolvimento nas classes mais humildes, a umbanda tem um registro histórico de seu nascimento, e até uma hora determinada a ser considerada. A história da umbanda nas suas primeiras décadas se confunde com a de Zélio Fernandino de Moraes, natural de Niterói, capital do então estado do Rio de Janeiro. Depois de muita discussão, um amigo da família convence todos a visitarem a Federação Espírita de Niterói e assistir uma sessão. Em nome de tal espírito, Zélio, com a ajuda de um pequeno grupo crente, passou a realizar curas e logo fundou o primeiro espaço dedicado ao culto, a Tenda de Umbanda Nossa Senhora da Piedade, registrada em cartório em 1908 e ainda funcionando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (337.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com