TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raízes Do Brasil Capítulo I - Fronteiras Da Europa

Artigos Científicos: Raízes Do Brasil Capítulo I - Fronteiras Da Europa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 2

Somos herdeiros de uma civilização importada e aparentemente nunca vamos nos adequar ao nosso território. Nossas raízes advém da ponte de uma cultura moderna na fronteira europeia, povos ibéricos que pouco tiveram contato com o feudalismo ou os tradicionais costumes europeus e valorizavam o espírito de aventura acima de tudo.

O ingresso tardio da Espanha e Portugal no meio europeu nos legou uma cultura de personalidade, de valor à autonomia e independência pessoal. Numa terra onde todos são donos de si mesmos, a hierarquia é difusa, a solidariedade e ordenação são estranhas e a organização é conseguida apenas através de uma força exterior respeitável e temida.

Nossa desordem nacional é um legado, nossos antepassados pouco cultivaram a hierarquia fundamentada em privilégios. As nações ibéricas valorizavam o prestígio pessoal e por isso podem se considerar as legítimas pioneiras da mentalidade moderna capitalista. A nítida divisão das classes sociais em outros países era pouco visível na Espanha e em Portugal, onde aventureiros rapidamente ascendiam e caiam da chamada aristocracia, novos nobres surgiam a cada dia. Além disso, a burguesia mercantil encontrou poucas dificuldades para ascender em Portugal, onde não estava presente o feudalismo do mundo cristão. A moderna religião do trabalho, típica dos protestantes, foi pouco difundida em nossas raízes e por isso até hoje uma digna ociosidade nos parece mais ideal.

Povos onde o mérito pessoal e o livre-arbítrio preponderam tendem a ter dificuldade em associação e organização espontânea, por isso um governo com características de ditadura militar é necessário para os unificar e representar – o maior exemplo de disciplina pela obediência foi a Companhia de Jesus que desbravou a America do Sul. Temos uma instabilidade constante em nossa vida social graças a pouca disciplina que moldou a nossa cultura e procurar importar e aplicar outros sistemas sociais é um trabalho em vão, já que possuímos a tradição e o espírito das nações ibéricas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com