TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAYLOR, WEBER E FAYOL

Trabalho Escolar: TAYLOR, WEBER E FAYOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  2.428 Palavras (10 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 10

Frederick Winslow Taylor

Taylor, nascido na Filadélfia, preparado para a faculdade na Philips Academy em Exeter, NH, e foi aceito em Harvard. Sua visão falhou e ele se tornou um aprendiz industrial na depressão de 1873. No Exeter ele foi influenciado pelo sistema de classificação inventado por Melvil Dewey em 1872 (Sistema de Classificação Decimal de Dewey). Ele tornou-se em 1878 um trabalhador de uma oficina mecânica na Midvale Steel Company. Ele apresentou estudos de tempo/movimento em 1881. Em 1883, ele formou-se pelo estudo noite de Stevens Institute of Technology . Ele tornou-se gerente geral da Manufacturing Investment Company, 1890, e, em seguida, um engenheiro consultor de gestão.

Quando ainda era chefe da seção das oficinas de construção de máquinas, teve que lidar com um grave problema: a galeria subterrânea de esgoto, que passavam bem no meio da fábrica entupiu. Os homens encarregados de desentupir as manilhas, a sete metros de profundidade, desistiram e disseram que era impossível resolver o dilema. O fracasso da operação, obrigaria a paralisação da fábrica para o início das escavações para o desentupimento das galerias. O prejuízo financeiro seria enorme.

Foi então quando Taylor tomou uma decisão característica de seu forte temperamento: trocou de roupa, amarrou sapatos em seus joelhos e cotovelos – para proteger-se – e decidiu resolver o problema. Assim, sozinho.

Entrou na galeria, engatinhando por mais de cem metros até chegar à obstrução, desentupiu os canos com as próprias mãos e retornou vitorioso. Imediatamente foi vítima das chacotas de seus colegas, pois saíra coberto de sujeira da galeria, como já era esperado. Mas a zombaria durou pouco, pois o presidente da companhia, vendo que havia economizado muito dinheiro, levou o caso ao Conselho Administrativo. Frederick W. Taylor foi promovido em seguida.

Se restava alguma dúvida em quanto ao espírito de liderança de Taylor, certamente foi levada junto com os detritos do esgoto.

Graças ao engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915), a Administração é hoje uma ciência. Os Princípios da Administração Científica, dos quais Taylor é considerado pai e idealizador tem como característica principal, a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.

Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo se pensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo.

Foram trinta anos de estudo até que Taylor publicasse sua teoria – acompanhada de fatos – conhecida como os “Princípios de Administração Científica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.

Os pontos positivos dos Princípios de Administração Científica de Taylor, que beneficiaram diretamente os trabalhadores foram:

1. Especialização de cada funcionário dentro de uma função específica.

2. Salários mais elevados, que chegaram a atingir, em alguns casos, o dobro de antes.

3. Política de incentivos por metas de produção cumpridas (Meritocracia).

4. Condições de trabalho; O conforto no ambiente de trabalho ganha força, porque influencia diretamente na produtividade.

5. Oferecer as instruções sistemáticas adequadas aos trabalhadores, treinando-os para produzir mais e com melhor qualidade. O treinamento passa a ser responsabilidade da gerência.

6. Eficiência na produção, sem implicar esforço extra dos trabalhadores.

7. Jornada de trabalho reduzida e pausas para descanso.

8. Concessão de dias de descanso remunerados aos empregados.

Os pontos positivos dos Princípios de Administração Científica de Taylor, que beneficiaram diretamente as empresas foram:

1. Produtos com qualidade superior aos anteriores.

2. Eliminação de desperdícios e, consequentemente, das perdas sofridas pelas empresas.

3. Aumento dos níveis de produtividade.

4. Redução de custos dentro do processo produtivo, com a eliminação de gastos desnecessários, como as constantes inspeções, por exemplo.

5. Desenho de cargos e tarefas.

6. Seleção científica: Contratar a pessoa correta, segundo suas aptidões e capacidades para a função a ser desempenhada.

7. Aproveitamento eficiente dos recursos e do tempo. Produzir mais utilizando menos.

8. Supervisão funcional: os operários são supervisionados por alguém especializado.

Se restava alguma dúvida em quanto ao espírito de liderança de Taylor, certamente foi levada junto com os detritos do esgoto. Taylor sofreu muitas oposições às suas idéias. Principalmente por parte de sindicalistas e gerentes que, sentiam-se ameaçados pelo novo modelo de administração que chegava para ficar.

Entre as críticas e acusações feitas a Taylor e ao seu novo modelo de gestão estão:

• Modelo inadequado de Taylor da motivação do trabalhador;

• Ignorância de fatores sociais;

• Autoritarismo;

• Tratamento de homens como se fossem máquinas;

• Exploração de trabalhadores;

• Anti-sindicalismo;

• Desonestidade pessoal.

A principal contribuição de Taylor à teoria de administração foi a sua insistência em aplicar métodos científicos aos problemas de administração, baseando-se em leis, regras e princípios claramente definidos. Mostrou também que esses princípios fundamentais de Administração Científica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com