TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TC de matemática unip interativa

Por:   •  12/11/2015  •  Monografia  •  11.812 Palavras (48 Páginas)  •  3.115 Visualizações

Página 1 de 48

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

HERBESSON OLIVEIRA SANTANA       RA : 1214288

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA

Cruzeiro do Sul/AC

2015

HERBESSON OLIVEIRA SANTANSA      RA : 1214288

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA:

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Matemática apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador(a): Profª. Dra. Paula Martins da Silva.

Cruzeiro do Sul/ AC

2015

HERBESSON OLIVEIRA SANTANA    RA : 1214288

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIA:

Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Matemática apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

____________________________/___/_____

____________________________/___/_____

___________________________/____/_____

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado forças para não desistir e seguir firme em busca desse sonho, aos meus amigos e colegas de curso pela ajuda e apoio, à minha orientadora Profª. Dra. Paula Martins da Silva, e a todos professores que contribuíram nesta caminhada.

"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo de prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse, mas a aquisição, não é a presença, mas o ato de atingir a meta."

(Gauss - Carl Friedrich)

RESUMO

Palavras- chave: Ensino da matemática, tecnologia, professor.

O presente estudo tem o objetivo de investigar a introdução da tecnologia no ensino da matemática, buscando indícios de que esta prática é uma prática positiva para a aprendizagem e só traz benefícios para os que dela podem compartilhar. Para tanto é exposta tanto a matemática no contexto geral de nossas vidas quanto a evolução do seu ensino desde os primórdios. Também é ressaltado com bastante ênfase o papel do professor diante de tanta inovação, onde ele passou a ser o principal meio para o estreitamento da relação tecnologia- aluno dentro da vida escolar. Acredita- se que este trabalho contribui de forma reflexiva com o incentivo e o uso da tecnologia no ensino da matemática, já que mostra total apoio aos mesmo.

ABSTRACT

Key words: Mathematics Education, technology, teacher.

The present study aims to investigate the introduction of technology in mathematics education, seeking evidence that this practice is a positive practice for learning and only brings benefits to which it can share. For that is exposed both mathematics in the general context of our lives as the evolution of its teaching from the very beginning. It is also pointed out quite teacher's role so much emphasis on innovation, where he became the main means to establish a closer relationship technology- student in the school life. It is believed that this work contributes reflectively with the encouragement and the use of technology in teaching mathematics, as it shows strong support for it.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        09

2 MATEMÁTICA ALIADA À TECNOLOGIA                11

2.1 A influência da matemática em nossas vidas        11

2.2 A evolução do ensino da matemática        14

2.3 A importância da tecnologia na educação        17

3 TECNOLOGIAS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA        20

3.1 Papel do professor na inserção de tecnologia em sala de aula        20

3.2 A aprendizagem matemática em ambientes informatizados        22

3.3 Softwares facilitadores no ensino da matemática        25

3.4 Educação à distância- aprendizagem mediada pela tecnologia        34

4 A PESQUISA        37

4.1 Depoimento de professores e alunos        37

4.2 Professores que dizem utilizar recursos tecnológicos em suas aulas        37

4.3 Professores que dizem não utilizar recursos tecnológicos em suas aulas        37

4.4. Alunos dos professores que utilizam recursos tecnológicos        38

4.5 Alunos dos professores que não utilizam recursos tecnológico        39

5 CONCLUSÃO        41

REFERÊNCIAS        43


1 INTRODUÇÃO          

        

A Matemática tem uma função fundamental na nossa vida quanto à própria linguagem. Todo ser humano em qualquer grau de escolarização emprega-a de uma maneira ou de outra. Porém, a maioria deles sente dificuldade ou mesmo verdadeiro pavor a essa disciplina. Quando trabalhamos com a matemática nas séries iniciais ela parece-nos fácil. À medida que vamos avançando nas séries posteriores ela vai perdendo seu grau de facilidade, levando muitas vezes o aluno ao desinteresse, deixando de produzir e de construir seu conhecimento e passando apenas a reproduzir fórmulas. É preciso romper com a passividade do aluno e proporcionar-lhe situações investigativas, criando chances de análise e reflexão sobre os problemas que interferem na sua vida, tornando-o agente ativo na construção do conhecimento e responsável pela aprendizagem. Por isso procuramos tratar sobre o uso de novos métodos e novos recursos como os tecnologocos  no ensino da matemática, o qual supõe o tratamento de um problema a partir de dados experimentais que ajudem na compreensão do problema, na elaboração, escolha ou adaptação do modelo, e na decisão sobre sua validade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (81.1 Kb)   pdf (362.1 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com