TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCA etapa 2

Por:   •  16/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.443 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1- RESUMO______________________________________________________3

2-INTRODUÇÃO__________________________________________________4

3- DESENVOLVIMENTO____________________________________________5

3.1- A LINGUAGEM VERBAL E O CONTEXTO II _______________________6

3.2- O CONTEXTO DA OBRA LITERÁRIA II ___________________________7

3.3- A LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO MUNDIAL II __________________8

3.4- ESCOLA E SOCIEDADE II  ____________________________________9

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS______________________________________10        

5- REFERÊNCIAS_______________________________________________11



  1. – RESUMO

Serão apresentadas, reflexões, experiências de aprendizagem e trajetórias que foram realizadas durante o processo de ensino-aprendizagem da Etapa II do curso de  Licenciatura em Letras - Português/Inglês até aqui estudados em quatro componentes. O Contexto da Obra Literária II , A Linguagem Verbal e o Contexto II, A Língua Inglesa no Contexto Mundial II  e Educação Cultura e Sociedade, estes foram os livros utilizados para o estudo, também tiveram outros meios como vídeo aulas, leitura de outros livros indicado pelos professores - tutores. Todas as leituras e fontes de pesquisas realizadas até o momento me fizeram crescer como pessoa e ampliou a maneira de como ver o mundo principalmente como educador. 


2. INTRODUÇÃO

Meu nome é  Maria José Neves Veloso, tenho 54 anos de idade, resido na zona rural no município de Amparo do Serra – MG. Sou casada e  tenho duas filhas. Resolvi fazer a graduação de Licenciatura em Letras  Português/Inglês porque faculdade sempre foi meu maior sonho, pela escassez de profissional  educador gostar da profissão e realização pessoal.

.

     


3. DESENVOLVIMENTO

Essa segunda  etapa foi um misto de sentimentos bem interessantes e bem mais seguros em relação as atividades  desenvolvidas por ter adquirido mais experiências em relação a primeira etapa.

Estudei nessa etapa  A Linguagem Verbal e o Contexto II,  O Contexto da Obra Literária II, A Língua Inglesa no Contexto Mundial II e Escola e Sociedade II. Todos  esses são componentes são  fundamentais  para minha formação como educador.


3.1 . A LINGUAGEM VERBAL E O CONTEXTO II:

Estudamos na Etapa I  sobre alguns aspectos da linguagem, e nada melhor  que conhecer um pouco do caminho percorrido pelos estudioso dessa  área.

A visão panorâmica da história da Linguística veio trazer conhecimentos da contribuição dos filósofos e gramáticos gregos acerca da linguagem. Eles criaram um sistema  de escrita para sua língua, com reflexões mais filosóficas do que científicas. Vimos o desenvolvimento da história da Linguística desde a Antiguidade Grega até  o início do século XX, isto é, estudo da linguagem no período que  vai da Grécia antiga até o Renascimento e refletimos sobre a importância da civilização Grega para o desenvolvimento da Linguística.

A pronúncia e acentuação, morfossintaxe do nome e do verbo da língua latina para conhecimento por ser uma língua que  deu origem a várias línguas românicas como o português, espanhol, francês, italiano, romeno, entre outras. Estudamos as noções básicas e fundamentais que levam a compreensão da origem do português, relacionada ao latim e aprimoramos os conhecimentos filológicos e linguísticos relacionados a formação histórica da língua portuguesa que apresenta aspectos que se podem classificar como história externa e história interna da língua.

Considera história externa os fatos políticos, sociais, econômicos, culturais que envolveram a história do povo latino ,mais especificamente do povo romano, e a dos demais povos  que atuaram ou interferiram na formação da língua  portuguesa, como língua autônoma e distinta.

Já a história interna consiste nos fatos linguísticos  que significam a “ transformação” do  latim em português, como os aspectos fonéticos, morfológicos, sintáticos e semânticos.

Conhecimentos básicos da estrutura fonética e fonológica da língua portuguesa, fundamentada na realidade da pronúncia e da fala.

3.2. O CONTEXTO DA OBRA LITERÁRIA II

Apresentação da diversidade das obras literárias e o olhar do artista nas artes plásticas, na música, na literatura como romances e crônicas, contos e poemas, pinturas e esculturas, artes cênicas, do cinema e da televisão para abordagem de um aspecto necessário para a  formação de professor de literatura.

Leitura de textos  para identificar os processos intertextuais frequentes na produção literária, comparar textos de diferentes estilos, épocas e culturas foram propostas apresentadas nesta etapa .

A literatura infantil foi destacada para reconhecer peculiaridades da categoria, distinguindo  diferentes tipos de livros  com seus respectivos objetivos e procedimentos de leitura  desde os anos iniciais de vida por meio de reflexões dos aspectos metodológicos orientadores da promoção da leitura  na escola, principalmente por meios de documentos oficiais Parâmetros Curriculares Nacionais. ( PCN) Um pouco de conhecimentos  sobre mitos e lendas .

3.3- A LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO MUNDIAL II
A língua inglesa vem exercendo,ao longo do tempo,o papel de idioma universal, levando as nações de todo o mundo. Nenhum outro idioma é capaz de se projetar  com tamanha abrangência. Atualmente , o seu valor como  língua franca é inegável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com