TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC 1

Artigo: TCC 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  1.068 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA AD2

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I

Curso: Administração

Professor: CAROLINA BITHENCOURT RUBIN

Nome do aluno: Loraine Silveira Calda

Data: 06/05/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade está relacionada às unidades 4 e 5.

Nesta atividade você elaborará o Plano de Marketing de seu futuro empreendimento. Você também pode seguir o roteiro apresentado na unidade 2 do material didático.

1. Identifique as características do(s) produto(s). (0,5 ponto)

Resposta: A Imobiliária LSC foi inaugurada em 08 de outubro de 2004 com o objetivo de prestar serviços de venda e aluguel de imóveis na cidade de Porto Alegre/RS.

2. Identifique os diferenciais do(s) produto(s) em relação à concorrência. (1,0 ponto)

Resposta: A imobiliária está localizada em um bairro central da cidade de Porto Alegre, com fácil acesso; possui plantão de vendas via internet e telefone 07 dias da semana; oferece um portfólio variado (venda e aluguel).

3. Identifique os principais produtos substitutos e complementares. (1,0 ponto)

Resposta: No caso da imobiliária, no que se refere a venda de um imóvel, podemos considerar como produto substituto o aluguel. Alguns fatores podem motivar o cliente a optar pelo aluguel: o preço elevado do imóvel e o tempo de espera para a entrega do imóvel novo. Quando falamos de produtos complementares destacamos a administração de condomínios, porém a imobiliária LSC não presta este tipo de serviço.

4. Analise o mercado consumidor, descrevendo: o perfil do cliente alvo, a abrangência geográfica do mercado a ser atingido, a demanda prevista e o potencial de crescimento deste mercado. (1,0 ponto)

Resposta: O mercado imobiliário brasileiro está crescendo em ritmo acelerado e as facilidades de crédito aliadas ao aumento do poder aquisitivo da população indicam um horizonte de bons negócios no setor.

Podemos destacar três variáveis que impulsionam a imobiliária. São elas: o aumento do poder aquisitivo da população, a facilidade de crédito e o portfólio focado em imóveis localizados no bairro central de Porto Alegre, nas proximidades das principais universidades, com uma variedade de transporte público.

É possível verificar que no momento da compra ou da locação, os clientes priorizam nessa ordem: a localização, a estrutura e o custo condominial.

Diante disso, a imobiliária possui em sua carteira de clientes estudantes e executivos em busca de locações por tempo determinado, bem como vislumbra o evento da Copa do Mundo em 2014 que deve ter uma demanda sazonal, porém, importante para viabilização de novos negócios.

5. Analise os fornecedores, descrevendo: quem são, onde estão localizados e as condições de fornecimento. Em seguida compare-os. (1,0 ponto)

Resposta: Os principais fornecedores da imobiliária são aqueles que fornecem materiais de publicidade e propaganda, para a divulgação do produto, bem como os relacionados a mídia (jornais de circulação, rádio e televisão).

A Imobiliária firmou contratos com todos os seus fornecedores, garantindo, assim, um preço justo, a fidelização e em alguns casos, a propaganda dos produtos em sua loja. Todos os fornecedores estão localizados na cidade de Porto Alegre/RS.

6. Faça uma análise detalhada dos concorrentes. Em seguida faça uma síntese dos pontos fracos e fortes de cada concorrente. (1,0 ponto)

Resposta: O setor imobiliário é altamente competitivo, não existindo barreiras que restrinjam o ingresso de novos concorrentes. O diferencial fica por conta do marketing desenvolvido e de um planejamento estratégico bem definido e implementado.

Destacamos os principais concorrentes da LSC localizados no mesmo bairro:

a) Concorrente A: Com certeza é a mais forte concorrente. Tem um nome sólido e conhecido tanto na cidade de Porto Alegre, quanto no Estado. Presta os serviços de venda e locação de imóveis, bem como oferece o serviço de administração de condomínios. Possui uma filial no mesmo bairro e destaca-se por ter um grande número de imóveis anunciados e publicados em jornais e internet. Pelo fato de a LSC estar focada somente na venda e locação de imóveis, e não em administração de imóveis, o que irá diferenciá-la é exatamente o investimento em vantagens e melhorias no serviço.

b) Concorrente B: A atividade fim desta imobiliária é a compra e venda de imóveis. Não oferece o serviço de locação. É uma concorrente importante e que deve ser observada, porém não atende ao público nos finais de semana e em se site possui poucos imóveis a venda. Está ingressando no mercado de administração de imóveis e talvez por isso o foco esteja se perdendo.

c) Concorrente C: Importante concorrente. Possui características muito semelhantes a LSC. Oferece somente serviços de venda e locação de imóveis. Está no mercado há 10 anos e destaca-se por um marketing bem agressivo.

Item Sua empresa Concorrente A Concorrente B Concorrente C

Produto Venda e locação de imóveis

Venda e locação de imóveis e administração de condomínios Compra e venda de imóveis Venda e locação de imóveis

Participação do mercado (em vendas) 15% 42% 18% 25%

Atendimento 07 (sete) dias da semana. Horário das 08:30hs às 18hs, na loja e pela internet..

De segunda a sábado das 09hs às 19hs. Somente na loja. De segunda a sexta-feira das 09hs às 18hs. Somente na loja. 07 (sete) dias da semana das 09hs às 18hs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com