TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC- Administração

Trabalho Universitário: TCC- Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

Aluno Bolsista:

Daniel Willary Pastana da Silva

Alunos Voluntários:

Fernanda Lira Soares da Cruz

Geraldo Pinto de Farias

Raab Sena de Almeida

Rosemeire Fortunato da Silva

Administração da Produção-Estudo de Caso

Projeto de pesquisa apresentado ao Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE da Anhanguera Educacional, tendo por objetivo a aprovação para a participar do Programa de Iniciação Científica.

Orientador: Msc Lucineide Alessandra Miranda da Cruz.

Co-orientadora: Esp. Andréa Cândida da Silva.

Brasília – DF – 2014

Resumo do Projeto

Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos (materiais, informações, consumidores) através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação. Slack (1999, p. 25) simplifica o conceito de administração da produção dizendo que se “trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços”.

Um modelo de transformação é composto por input, processo de transformação e output. Os inputs são os recursos de entrada geralmente classificados recursos a serem transformados e recursos de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).

Em uma organização o sistema de produções pode agir em macrooperações ou em microoperações. A macrooperação se refere à produção principal de uma empresa, enquanto as microoperações se referem às produções menores que alimentam e sustentam a macrooperação. Por exemplo, uma empresa de propaganda tem sua macrooperação a campanha de divulgação de uma empresa específica que depende de microoperações como a criação do texto, o trabalho das imagens para veiculação da propaganda, a produção da mídia escolhida para a campanha.

Slack (1999) classifica as operações de produção segundo volume de output, variedade de output, variação da demanda do output e grau de contato com o consumidor envolvido na produção do output.

Pode-se definir a produção em três termos: função produção, gerentes de produção e administração da produção. A função produção se encarrega de reunir os recursos para a produção de bens e serviços. Os gerentes de produção se encarregam de controlar os recursos envolvidos pela função produção. Administração da produção é a ferramenta do gerente de produção para gerir a função produção de maneira eficiente.

O gerente de produção pode assumir duas posições em uma empresa: linha de frente ou retaguarda. Os gerentes linha de frente possuem um contato maior com os consumidores por isso atuam no processamento do consumidor. Os gerentes na retaguarda possuem um baixo contato com o consumidor por isso atuam no processamento de materiais e informações.

Apresenta-se desta forma, a gestão da produção para a identificação, estudo e análise dos procedimentos ou processos que estão sendo deficientes dentro do sistema produtivo de uma organização no departamento de Tesouraria (Gestão de Numerário) para que essa deficiência possa ser corrigida e trazer lucro para a empresa.

Palavras-chave – Produção, Input, Output, macrooperação, processos e controle.

Introdução

O presente estudo tem como anseio verificar e levantar de forma crítica, através da bibliografia levantada, um estudo de caso referente a gestão da produção no departamento de Tesouraria (Gestão de Numerário) da empresa Prosegur Brasil S.A., Filial Brasilia – DF. Através deste estudo pretende-se identificar a deficiência da falta de produção da equipe.

Traz também o presente estudo, as formas em que pode-se apresentar o Fluxo de produção de numerário dentro da organização, bem como, sua forma de controle da produção necessária para suprir a meta estabelecida para que a empresa mantenha sua efetividade.

Objetivos

O objetivo geral deste trabalho é implementar ações práticas de melhoria no sistema produtivo da empresa (Gestão de Numerário).

A administração da produção é fundamental ao gerente de produção no desenvolvimento dos processos de transformação, Slack (1999) divide-a em duas responsabilidades principais: responsabilidade indireta e responsabilidade direta.

Para Slack (1999) as responsabilidades indiretas são:

• Informar as outras funções sobre as oportunidades e as restrições fornecidas pela capacidade instalada de produção;

• Discutir com outras funções sobre como os planos de produção e os demais planos da empresa podem ser modificados para benefício mútuo;

• Encorajar outras funções a dar sugestões para que a função produção possa prestar melhores “serviços” aos demais departamentos da empresa. (SLACK, 1999, p. 49)

Segundo Slack (1999) as responsabilidades diretas são:

• Entender os objetivos estratégicos da produção;

• Desenvolver uma estratégia de produção para a organização;

• Desenhar produtos, serviços e processos de produção;

• Planejar e controlar a produção;

• Melhorar o desempenho da produção. (SLACK, 1999, p. 49-50)

Ao final do processo de transformação dos inputs são criados os bens ou serviços (output). Esses produtos serão comercializados pela empresa para garantir sua sustentabilidade e crescimento.

Tudo que foi discutido até o momento serve para tornar a produção altamente eficiente. A preocupação com a eficácia da produção fica a cargo da estratégia de produção. Para “fazer as coisas certas” Slack (1999) destaca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com