TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Dicas

Por:   •  20/9/2014  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Comece sua introdução contextualizando o tema que você escolheu. Deixe claro qual a relevância do tema escolhido para a área da comunicação, e faça uma delimitação do seu estudo. Por mais que seu tema seja abrangente, dificilmente você conseguirá um bom resultado tentando explorá-lo de forma ampla. Especifique qual o seu foco.

Apresente a justificativa do seu trabalho de pesquisa e do objeto de estudo. Apresente também o seu problema de pesquisa com uma pergunta que resuma o que você procura responder no desenvolvimento do TCC. Deixe claro quais são os objetivos do trabalho, geral e específicos.

Descreva qual a estrutura do seu trabalho. Explique o que trata cada capítulo e quais são os principais autores que você usou como referência para o seu TCC. Não esqueça também de apresentar de forma sucinta os procedimentos metodológicos que você utilizou na parte de descrição da pesquisa.

Contextualização do tema:

O tema de pesquisa é o assunto a ser desenvolvido no seu TCC. Apresente o cenário relativo ao assunto que você escolheu. Situe o leitor no contexto do assunto relativo à monografia que você está desenvolvendo.

Delimitação do estudo:

A delimitação do estudo refere-se à moldura que você coloca em sua pesquisa, explicando para o leitor o que faz e o que não faz parte do estudo. Delimitar significar impor limites, determinar a profundidade, abrangência e extensão do assunto. Também esclarece os conceitos utilizados na delimitação, assim como explicita onde, quando e como o assunto será abordado, e quais de suas implicações serão objeto de análise.

Você deve impor limites ao seu objeto de estudo, restringindo a análise no tempo (período em que será estudado) e no espaço (local em que ocorrerá a investigação).

Uma primeira proposição para que você consiga delimitar o tema do seu estudo consiste na realização de um levantamento bibliográfico preliminar. Assim, você se coloca em contato com os trabalhos já realizados, verificando quais os problemas que não foram pesquisados, ou não o foram adequadamente, e quais vêm recebendo respostas contraditórias.

Evite a tentação dos temas excessivamente abrangentes. Substitua-os por outros mais específicos, dentro da mesma área. Não existem temas impossíveis, mas sim perguntas mal formuladas.

Outra possibilidade interessante é ir a campo, inserindo-se no contexto que você deseja estudar. Com a interação dos elementos do local, é possível levantar os problemas que serão pesquisados. No entanto, o aluno deve evitar levantamentos exagerados de informação sem objetivos predeterminados. Isto acaba acarretando na elevação dos custos das pesquisas, perda de tempo na busca de eventuais utilidades para aqueles dados e, no limite, acabam inviabilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com