TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Evolução Da Fotografia

Ensaios: TCC Evolução Da Fotografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.783 Palavras (12 Páginas)  •  918 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO É muito difícil encontrar alguém que não tenha apreço por fotos, atualmente as pessoas registram todos seus momentos especiais com suas câmeras. Hoje em dia temos a fotografia praticamente como parte de nossas vidas, ela sempre está presente no dia a dia das pessoas, estando mais próximas em câmeras digitais, computadpres e até celulares. A qualquer momento, lembranças podem se tornar inesquecíveis, e qualquer cena pode ser relatada em instantes.

Nos 187 anos que separam a criação de Niépce até os dias de hoje muita coisa mudou. A fotografia passou por diferentes estágios: com o daguerreótipo, que possibilitou a gravação de imagens sem possibilidade de reprodução; a câmera de filme, onde a fotografia passou a ser acessível, mais rápida, barata e prática; a fotografia instantánea, que possibilitou visualisar as imagens assim que estas eram tiradas, sem a necessidade de enviar o filme para o laboratório para revelação; e por fim a tecnologia digital, onde é altamente difundida na sociedade dos dias atuais, com equipamentos na maioria das vezes automáticos, gravando as imagens em formato digital.

Quando a fotografia surgiu, os pintores da época se sentiram ameaçados pela nova atividade. Como a pintura era o único meio de retratar pessoas e registrar cenas, esta teve que encontrar novos meios para se destacar diante da nova atividade que surgia. Durante certo tempo, houve uma discussão se a fotografia poderia ou não ser considerada uma forma de arte, e, hoje, após o esforço de alguns artistas-fotógrafos e de movimentos que pretendiam elevar a fotografia à categoria das artes, ela é considerada uma das mais importantes formas de expressões artísticas. A prova disto são as exposições de fotografias em museus e galerias de arte.

Para o fotógrafo nem sempre é fácil encontrar espaço para expor suas obras, especialmente se este for amador ou estiver no início da carreira. Uma opção encontrada para solucionar este problema foi expor suas imagens na internet. Algumas redes sociais permitem publicar gratuitamente imagens e visualizar o conteúdo de outros usuários.

OBJETIVO

Objetivo Geral

Realizar a pesquisa com intuito de mostrar em detalhes como aconteceu a evolução da fotografia, já que esta é uma forma de guardar momentos e lembranças muito usada atualmente.

Objetivos Específicos

* Explicar como surgiu a primeira fotografia que deu início a sua evolução;

* Reconhecer a fotografia como forma de expressão artística;

* Divulgar os meios que, atualmente, permitem que o fotógrafo exponha sua obra.

CAPÍTULO 1

Surgimento e Evolução da Fotografia

No ano de 1839, em Paris, Louis Jacques Mandé Daguerre apresenta ao mundo sua mais recente invenção, que mudaria para sempre o modo de registrar acontecimentos, momentos históricos e cenas cotidianas: o daguerreótipo, método para se gravar imagens sobra uma superfície.

Um longo caminho foi percorrido pela humanidade até chegar à invenção de Daguerre, passando pela criação e desenvolvimento da câmara escura, que é o princípio básico da fotografia, até o uso de produtos químicos para fixar imagens em determinadas superfícies. De mecanismos demorados e complicados, como o daguerreótipo e outros processos similares de captura de imagem, a fotografia deu um salto, em 1888, com a criação da primeira câmera fotográfica comercial, criada por George Eastman, a Kodak Nº1. Este segundo momento da fotografia, utilizando filmes fotográficos, permitiu que pessoas comuns tivessem o acesso a registro de imagens.

O terceiro momento de grande importância na história da fotografia surgiu com a necessidade de ver na hora as imagens que eram fotografadas. Surge a fotografia instantânea, através da câmera Polaroid, idealizada em 1948 por Edwin Land. Estes três momentos da fotografia, daguerreótipo, fotografia de filme e fotografia instantânea, tem como base a câmara escura e a fotoquímica. Durante muitos anos gravar imagens teve estas características, até o lançamento da fotografia digital.

O atual momento da fotografia, que utiliza a tecnologia digital, teve seu início na década de 1980 e cada vez mais vem ganhando espaço com equipamentos compactos e automáticos. Embora tenha se popularizado, ainda divide opiniões, principalmente, entre os fotógrafos profissionais e aqueles mais antigos que não abandonaram os filmes analógicos.

1.1 – A câmara escura e o surgimento do daguerreótipo

A história da fotografia está ligada diretamente a invenção da câmara escura, que nada mais é do que um ambiente, tanto uma sala quanto uma caixa, com a ausência de luz em seu interior, exceto por um pequeno buraco no centro de um de seus lados. A luz, ao ultrapassar esse buraco, forma uma imagem invertida e pouco nítida

na parede oposta dentro da câmara escura.

Anexo 1: Funcionamento de uma câmara escura.

Encontrar um material que servisse como fixador de imagens foi um grande desafio para muitos pesquisadores. No ano de 1826, o francês Joseph Nicéphore Niépce, fez testes com um material coberto por sais de prata e conseguiu gravar e fixar uma imagem. Esta, que retratava a vista de uma janela, foi considerada a primeira fotografia da história, e a técnica foi batizada de heliografia, pelo próprio Niépce.

Anexo 2: Primeira fotografia, em 1826.

Contudo, Niépce não quis revelar ao mundo sua descoberta. Guardou para si os segredos da heliografia até que conheceu o também francês, Louis Jacques Mandé Daguerre. Este já utilizava a câmara escura na produção de desenhos e dioramas, quando se interessou pelo que um dia viria a ser a fotografia. Ao conhecer Niépce e a heliografia, ambos decidiram assinar um contrato de sociedade, em 1829, para dar continuidade às pesquisas.

Niépce morre em 1833, então Daguerre seguiu seus trabalhos e descobriu, dois anos depois, que o vapor do mercúrio funcionava como revelador de imagens. Diz-se que esta descoberta foi acidental, aconteceu em um dia quando Daguerre

guardou algumas placas sensibilizadas em um armário e, ao retirá-las no dia seguinte, percebeu que as imagens estavam muito mais nítidas e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com