TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Arquitetura Hospitalar

Trabalho Universitário: TCC - Arquitetura Hospitalar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  6.119 Visualizações

Página 1 de 3

TCC – Humanização Arquitetônica em Clinica de Oncopediatria

Aluno: Laís Carvalho Gomes

Orientador: Roberto Caldeira

Data: 28/02/2014

INTRODUÇÃO

O tema trata-se de como humanizar a arquitetura em uma clínica de Oncopediatria. Essa pesquisa é um estudo para conhecimento do tema a ser aprofundado. Busca explicar e objetivar a escolha de forma simples, propondo focos de trabalhos a serem realizados durante as pesquisas.

PROPOSTA

Humanizar a arquitetura de uma clínica oncológica infantil, integrando a legislação e as normas técnicas pertinentes ao tema à relação do usuário com o espaço, contemplando aspectos de caráter emocionais e sensoriais.

A humanização é um processo que envolve não só os pacientes e os familiares, mas também os trabalhadores que estão ali todos os dias compartilhando do sentimento de cada um. Os serviços de atendimento hospitalar demandam profissionais satisfeitos que precisam de um espaço funcional para agilizar os processos de tratamento, mas antes disso, tem que passar confiança, deixar que os usuários se sintam confortáveis, para assim melhor atender as necessidades dos pacientes.

Dentro do tema de Arquitetura Hospitalar, o foco do trabalho é a Oncologia Infantil, que exige uma cautela maior e cuidados especiais por se tratarem de crianças frágeis e que ainda envolvem seus familiares. Proporcionar um ambiente adequado pode fazer toda a diferença quando se trabalha com tratamentos de recuperações normalmente agressivos, transmitindo assim, uma maior sensação de paz.

OBJETIVOS

Muitas vezes o espaço de um hospital é visto como área de articulação e procedimentos técnicos. É importante pensar mais na humanização não só do espaço, mas de todo um conjunto, ou seja, do uso dos ambientes de vivência, dos procedimentos, dos atendimentos e principalmente da preservação da integridade do paciente.

Para que se consiga atingir os objetivos dessa proposta, será feito uma análise em trabalhos realizados com foco na humanização de hospitais e em projetos de arquitetura hospitalar, além de visitas a clínicas de oncologia da região, e com isso ter a possibilidade de criar uma clínica com ambientes que permitam uma maior integração entre as famílias dos pacientes e os demais usuários da clínica.

Serão realizados estudos sobre iluminação, mobiliário, ergonomia infantil e atendimento ao paciente de forma a fundamentar o “conceito” de humanização, buscando entender as necessidades físicas e psicológicas do ser humano para a produção de um espaço harmonioso.

JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi baseada nos estudos do 8º período, onde o tema era um Concurso de um Centro de Talassoterapia. Com base em leituras de artigos, TCCs, e temas com assuntos semelhantes, surgiu o interesse pelo tema de Arquitetura Hospitalar. Hoje pouca semelhança se vê entre o concurso e o tema escolhido, mas se mantém o interesse em aprofundar os estudos na área de cuidados com a saúde, onde envolvem muito mais que só os atendimentos e os processos realizados dentro de um determinado espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com