TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC MARLENE

Trabalho Escolar: TCC MARLENE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 14

Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação.

Projeto Final de Marketing I

CAFÉ MORRO GRANDE

PIRACICABA – SP

ABRIL – 2010

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO 3

2. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO - CAFÉ MORRO GRANDE 4

3. A HISTÓRIA DO CAFÉ 5

4. EQUAÇÃO DE VALOR DE PRODUTO 5

5. ANÁLISE DE ACROAMBIENTE 5

6. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 7

7. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 8

7.1. ESTRATÉGIAS 8

7.2. OBJETIVOS 9

7.3. FORÇAS E FRAQUEZAS 9

8. ANÁLISE SWOT 10

8.1. ELEMENTOS DA ANÁLISE SWOT 10

9. CONCLUSÃO 12

10. BIBLIOGRAFIA 13

ANEXOS

ANEXO 1 14

ANEXO 2 16

1. INTRODUÇÃO

A história do Café Morro Grande começou a ser escrita em 1930 e, até hoje, mantém-se atualizada, sempre acrescida de novos capítulos, que detalham conquistas como a modernização fabril, as certificações de qualidade e as ações de responsabilidade social.

Com o objetivo de oferecer produtos com padrão internacional de qualidade, o Café Morro Grande trabalha intensamente para levar aos consumidores uma bebida marcante, realmente superior, que proporcione benefícios ao corpo e à mente.

O Café Morro Grande é uma empresa moderna, consciente de sua responsabilidade social e que não abre mão de oferecer um grande café para os bons momentos de seus consumidores.

Numa mistura harmônica entre tradição e modernidade, o Café Morro Grande incentiva o compromisso e a responsabilidade entre todos os envolvidos em seu processo de produção.

2. APRESENTAÇÃO DO PRODUTO - CAFÉ MORRO GRANDE

Em 1930 se iniciou a história do Café Morro Grande. Nesta época em que o café impulsionava a economia brasileira, o Café Morro Grande começava sua história que desde então vem se estendendo até os dias de hoje. Conquistando cada vez mais consumidores, completa seus 84 anos de existência.

A empresa oferece uma linha completa de produtos para todos os gostos (imagem1) e uma loja a serviço dos consumidores.

A empresa possui uma campanha que dura 29 anos onde o consumidor que prestigia fielmente o produto, acumula embalagens que podem ser trocadas por diversos brindes de utilidade doméstica como xícaras, potes herméticos, copos, pratos, talheres e garrafas (Imagem 2). A loja onde se efetuam as trocas se localiza no centro da cidade de Piracicaba. As embalagens recebidas são recolhidas e enviadas para uma empresa de reciclagem, e o dinheiro recolhido é enviado para entidades sócias e de preservação ao meio ambiente (Imagem3).

A empresa Café Morro Grande está localizada na cidade de Piracicaba, cidade do interior de São Paulo, à aproximadamente 160 km da Capital. Cidade que é um importante pólo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, e é uma das regiões mais industrializadas e produtivas do país. Está economicamente favorável a instalação de grandes indústrias.

Ano após ano, a empresa Café Morro Grande que é uma torrefadora de café reconhecida internacionalmente vem garantindo seu lugar entre os melhores cafés nacionais devido à busca incessante em atender ao paladar dos consumidores mais exigentes, agregando valor com um padrão de qualidade, sabor e inovação no desenvolvimento de uma extensa linha que vai desde o mais suave até o mais incorporado.

Dentre suas conquistas estão às certificações de qualidade ISO 9001, PQC - Programa de Qualidade do Café da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e Certificação de Produto Orgânico.

A empresa Café Morro Grande tem consciência de sua responsabilidade social e desenvolve projetos de inclusão dos seus funcionários na educação, orientação nutricional, combate ao tabagismo, palestras sobre educação sexual, fisioterapia de compensação de LER (Lesões por esforços repetitivos), aulas de língua portuguesa.

3. A HISTÓRIA DO CAFÉ

O café foi introduzido no Brasil em 1727, vindo da Guiana Francesa, através do Sargento-mor Francisco de Melo Palheta, quando foi numa missão oficial à Guiana Francesa. Sua missão secreta era conseguir sementes de café, pois seu grande valor comercial já era conhecido no Brasil pelo governador Maia.

Bebida descoberta e regularmente utilizada pelos árabes a partir do Século VII, incluindo o profeta Maomé, sendo assim adotada pelo mundo islâmico com exclusividade até o Século XVII. No Ocidente era comum beber vinho e cerveja diariamente, pois a água ficava insalubre quando armazenada e não havia forma eficiente de preservar a água obtida nos rios. No Século XVII foi a Era das Bebidas quando o consumo de café migrou para a Europa. O café chegou ao Ocidente pela cidade de Nápoles na Itália, mas como era uma bebida maometana, foi proibida aos cristãos, sendo liberada após o Papa Clemente Vlll (Hipólito Aldobrandini) provar, aprovar a abençoar o café. Através do dinâmico comércio marítimo holandês da Companhia das Índias Ocidentais, o café foi introduzido no novo mundo, espalhando-se pelas Guianas, Martinica, São Domingos, Porto Rico e Cuba. Foi através do Governador de Caiena que o café foi introduzido na Guiana Francesa. Um francês chamado Morques colheu sementes que vinham de uma plantação que os holandeses fizeram no Suriname, as semeou em seu pomar e posteriormente forneceu ao Governador de Caiena.

4. EQUAÇÃO DE VALOR DE PRODUTO

Ao comprar o café, o consumidor recebe um produto com grandes benefícios. Entre esses benefícios está a qualidade e o compromisso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com