TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Matematica

Dissertações: TCC Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  714 Visualizações

Página 1 de 4

FINALIZANDO

LEITURAOBRIGATÓRIA

GLOSSÁRIO

REFERÊNCIAS

Seções

Seções

seções

134

Tema 08

Portos e Armazenagem Alfandegada

ÍNICIO

Introdução ao Estudo da Disciplina

Caro(a) aluno(a).

Este Caderno de Atividades foi elaborado com base no livro Gestão Estratégica da Armazenagem, do autor Paulo Roberto Ambrosio Rodrigues, Editora Aduaneiras, 2011. Livro-Texto 389.

ROTEIRO DE ESTUDO:

CONTEÚDOSEHABILIDADES

Operações de Terminais e Armazéns

Paula Regina Branco Carnacchioni

Conteúdos

Nesta aula, você estudará:

• • •

A importância dos portos e da armazenagem portuária. As características econômicas dos serviços portuários. A armazenagem retroportuária alfandegada.

135

CONTEÚDOSEHABILIDADES

Habilidades

Ao final, você deverá ser capaz de responder as seguintes questões:

ÍNICIO

• • • •

Qual é a importância dos portos para um país? Qual foi a mudança tecnológica que mais gerou impacto nos portos? O que se entende por operação multimodal? Para que servem os terminais alfandegados?

LEITURAOBRIGATÓRIA

Portos e Armazenagem Alfandegada

136

LEITURAOBRIGATÓRIA

O início da década de 1990 foi considerado o marco para a definitiva abertura das fronteiras brasileiras à concorrência internacional. No Brasil, 97% do comércio exterior é transportado por via marítima, fato que destaca o seu papel no cenário econômico dentro e fora do país.

A importância dos portos para um país está diretamente relacionada a questões de ordem macroeconômica sobre os efeitos do comércio exterior em sua economia. Os portos servem como locais de aplicação da política tributária governamental para viabilizar o modelo econômico adotado pelo país.

O que determinou o crescimento dos volumes de carga em trânsito internacional foi a busca de economia de escala, reorientando os projetos, as áreas e as operações realizadas nos portos, que se especializaram com base nos tipos de carga predominantes e de tecnologia dos navios por eles atendidos, buscando soluções para aumentar a produtividade nas operações com cargas a granel, contêineres, granéis, veículos etc.

Nas décadas de 1950 e 1960, portos tradicionais iniciaram sua evolução, convertendo-se em centros de serviços comerciais e industriais, o que agregou valor às mercadorias. Na última década do século XX, esse crescimento acelerou ainda mais com a diversificação dos serviços portuários que passaram a estender-se para além dos limites físicos do porto.

Na ótica moderna, de caráter terrestre, o comércio internacional e a intensificação do uso de procedimentos pautados na filosofia just-in-time exigem que os portos integrem-se à cadeia logística internacional, oferecendo tarifas baixas e produtividade elevada sem resultar em avarias.

Outro ponto que merece destaque é a melhoria do nível de vida gerada pela intensificação do comércio. Aumenta–se a consciência de que a degradação do meio ambiente na zona portuária põe em risco a sobrevivência da humanidade, em razão da construção de obras portuárias, da contaminação do mar, de terrenos e da atmosfera, dos ruídos e vibrações causados por equipamentos e veículos. Com isso, os portos devem integrar-se à comunidade local, facilitando o desenvolvimento da região, gerando empregos e divisas.

Na ânsia de obter economia de escala, a tendência tem sido o crescimento do porte de navios, conhecidos como Pós-Panamax,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com