TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Monotrilho Ou Metrô?

Trabalho Escolar: TCC Monotrilho Ou Metrô?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 2

Um sistema logístico integrado que começa no planejamento das necessidades de materiais e termina com a colocação do produto acabado no cliente final deve ser desenvolvido dentro de uma realidade de vendas e com os recursos financeiros disponíveis. Esse sistema deve preocupar-se com um dos fatores básicos para o dimensionamento de estoques e com a eficácia do processo produtivo, que é o “quando” repor os estoques, ao contrario do tradicional “quanto” comprar. Possuir a quantidade certa no tempo errado não resulta em nada.

Para exemplificarmos como o bom funcionamento de um sistema logístico, afeta as atividades da empresa, podemos levar em consideração pesquisas segundo as quais uma mudança na taxa de demanda, no varejo, se refletirá, ampliada, na fabrica. A amplitude da flutuação da demanda na fabrica é proporcional à demora da comunicação do evento na cadeia consumidor-varejista-distribuidor-fabricante.

Almoxarifado - O almoxarifado/armazém/deposito é o responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo. É o local onde ficam armazenados os materiais, para atender a produção e os entregues pelos fornecedores.

Planejamento e Controle da Produção (PCP) - O PCP é o responsável pela programação e controle do processo produtivo. Em algumas empresas ele não se encontra subordinado à área de materiais, e sim à de produção. Atualmente, porem, já se encontra em evolução a ideia de que o PCP deve ficar subordinado à área de materiais. É um setor bastante especifico e bem técnico, dependendo principalmente do tipo de processo.

Transporte e Distribuição - A colocação do produto acabado nos clientes e as entregas das matérias- primas na fabrica são de responsabilidade do setor de transporte e distribuição. É nesse setor que se coordena a administração da frota de veículos, e/ou onde também são contratadas as transportadoras que prestam serviços de entrega e coleta. Como sugestão básica, poderíamos ter a seguinte estrutura de organização do departamento de materiais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com