TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - PRODUÇÃO

Exames: TCC - PRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  3.455 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

1. Introdução

Neste trabalho será apresentado, como é feito o planejamento e controle de produção o PCP, e será exemplificado com textos retirados de livros que nos auxiliam e ajudam a decifrar problemas e como podemos resolver da melhor forma evitando os desperdícios provocados por erros durante o processo de produção de uma empresa alimentícia.

Planejamento e controle diz respeito a conciliação entre o que o mercado requer e o que as operações podem fornecer. As atividades de planejamento e controle proporcionam os sistemas , procedimentos e decisões que juntam diferentes aspectos da oferta e da demanda.

Os vários aspectos do suprimento e da demanda precisam ser conciliados serão tratados. Em todos os casos, no entanto, o propósito é o mesmo - fazer a ligação entre suprimento e demanda, que garantirá que os processos produtivos ocorram eficaz e eficientemente e que produzam produtos e serviços requeridos pelos consumidores.

1.1 Tema

Planejamento e controle de produção.

1.2 Delimitação do tema

Melhoria do processo de qualidade da produção.

1.3 Objetivo

Este trabalho tem como objetivo identificar os erros de fabricação na linha de produção da área de biscoitos, identificando os processos de melhoria na produção para diminuição de perdas.

1.4 Justificativa

A justificativa é mostrar o quanto é importante um bom planejamento e controle de produção, e saber utilizar as ferramentas certas para facilitar esta etapa, sendo que, contamos com uma vasta base de pesquisa e de conhecimento que facilita na hora de tomadas de decisões.

Este tema é importante nos dias de hoje pois as industrias estão cada vez mais exigentes na questão de desperdício e retrabalho, o que leva tempo dobrado e muito gasto desnecessário, sendo que devemos buscar fazer de forma correta na primeira vez.

1.5 Problemas

Custos com prevenção

Soma de todos os custos incorridos para prevenir defeitos, como os custos para identificar a causa mais básica do defeito e disparar ações para que não recorra, custos de treinamento do pessoal para a qualidade, produção de manuais de qualidade, redesenho de produtos e processos para evitar defeitos, desenho de mecanismos à prova de falha.

Custos com inspeção

Custos com pessoal de inspeção, teste, calibração de ferramental de inspeção e outros custos incorridos por atividades que existem para checar se o produto é aceitável. Custos com uma supervisora num serviço de call center que sistematicamente monitora o atendimento encaixam-se nesta categoria.

Custos com falhas internas (em geral)

Custos incorridos porque um defeito foi identificado antes que o cliente percebesse e teve de ser corrigido, via trabalho ou refugo de material. Tipicamente este é um tipo de problema de qualidade ocorrido em atividade de retaguarda.

Custos com falhas externas

Basicamente pensando em produtos físicos os custos com falhas externas como os custos nos quais a empresa incorre, porque um defeito foi identificado depois de recebido pelo cliente, como custos de garantia, custos de responsabilização civil (no caso de um processo judicial), custos com devolução, entre outros. No caso de serviços, cabe uma quebra dos custos de falha externa (percebida pelo cliente) em:

Custos de falha externa com recuperação de cliente

São os custos que se incorrem inclusive para recuperar o cliente, incluindo aí algum tipo de compensação.

Custos de falha externa sem recuperação de cliente (com perda de relacionamento com o cliente).

Aqui, além dos custos de imagem (em geral difíceis de contabilizar), ainda dever-se-iam considerar os custos do cliente perdido.

1.6 Metodologia

Em um sistema produtivo, ao serem definidas suas metas e estratégias, faz-se necessário formular planos para atingi-las, administrar os recursos humanos e físicos com base nesses planos, direcionar a ação dos recursos humanos sobre os físicos e acompanhar esta ação, permitindo a correção de prováveis desvios. No conjunto de funções dos sistemas de produção aqui descrito, essas atividades são desenvolvidas pelo Planejamento e Controle da Produção (PCP).

Normalmente, as atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio a Produção, dentro da gerência industrial, que leva seu nome. Como departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma a atender na melhor maneira possível aos plano-estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional.

O PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo. Da Engenharia do Produto são necessárias informações contidas nas listas de materiais e desenhos técnicos, da Engenharia do Processo os roteiros de fabricação e os lead times, no Marketing buscam-se os planos de vendas e pedidos firmes, a Manutenção fornece os planos de manutenção. Compras/Suprimentos informa as entradas e saídas dos materiais em estoques, dos Recursos Humanos são necessários os programas de treinamento. Finanças fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa, entre outros relacionamentos. Como desempenha uma função de coordenação de apoio ao sistema produtivo, o PCP de forma direta, como as relações citadas dentro do parágrafo com os demais setores, ou de forma indireta, relaciona-se praticamente com todas as funções deste sistema.

Todos estes itens servem de base para introduzir as principais questões relacionadas ao planejamento e controle da produção de sistemas produtivos. Foi inicialmente colocada a importância do PCP na eficiência dos sistemas de produção, principalmente nos dias atuais de alta competitividade globalização da economia. As principais funções e as funções de apoio aos sistemas de produção foram apresentadas, com destaque para as atividades desenvolvidas pelo PCP. Três formas de classificação dos sistemas de produção foram propostas, e suas implicações com o desempenho das atividades do PCP foram comentadas.

2. Revisão Bibliográfica

Gestão de Serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com