TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SOBRE ALFABETIZAÇÃO

Dissertações: TCC SOBRE ALFABETIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2014  •  8.117 Palavras (33 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 33

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Janice Piovesan

ALFABETIZAÇÃO

O sucesso ou insucesso da alfabetização está relacionado com o método utilizado?

Jundiaí

2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Janice Piovesan

ALFABETIZAÇÃO

O sucesso ou insucesso da alfabetização está relacionado com o método utilizado

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.

Jundiaí

2012

AGRADECIMENTOS

A Deus pela vida, pela saúde e por me dar disposição e energia para concluir o Curso de Pedagogia.

Aos meus pais que, muitas vezes, abriram mão de seus sonhos para que eu pudesse realizar os meus.

Ao Cláudio, amor da minha, que com muito amor e carinho, não mediu esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

À minha amiga Anne Telma Nieri, que me abriu as portas do mundo da educação, através do seu apoio e incentivo.

A todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para a realização deste trabalho.

“O homem tem que viver sempre se adaptando a um mundo de palavras.” D.Loritz

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. A TRAJETÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO 9

2.1. METODOLOGIA 19

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 21

3.1. RESPOSTA DAS PROFESSORAS AO QUESTIONÁRIO 24

REFERÊNCIAS 29

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o propósito de relatar a trajetória da alfabetização, identificando os princípios pedagógicos dos métodos de alfabetização, conhecendo e analisando o trabalho de professoras alfabetizadoras.

O problema que norteou a pesquisa foi: O sucesso ou insucesso da alfabetização está relacionado com o método utilizado?, sendo que o objetivo principal foi analisar os processos de alfabetização das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino, na cidade de Jundiaí, Estado de São Paulo.

Dentre os problemas educacionais brasileiros, o analfabetismo destaca-se como a maior preocupação dos educadores e do governo, pois a mídia divulga frequentemente pesquisas que indicam que, apesar dos avanços obtidos na educação brasileira, existe uma grande porcentagem de brasileiros analfabetos, que não tiveram acesso à escola.

Nos dias de hoje, ninguém consegue exercer plenamente sua cidadania e nem ter uma boa qualidade de vida, se não tiver pleno domínio da linguagem oral, escrita e da leitura.

A linguagem é uma arte transmitida de uma geração para outra através da educação e é parte integrante das nossas atividades diárias.

De acordo com Marchezan e Vargas, citados por Silva e Urbanetz (2010, p. 40) “[...] o domínio da língua tem estreita ligação com a possibilidade de plena participação social. E a escola tem a função e a responsabilidade de garantir o acesso aos saberes linguísticos e exercício da cidadania”.

Os analfabetos e os analfabetos funcionais encontram-se nas classes sociais menos abastadas, vivem em situação bastante precária nos aspectos relacionados à saúde, nutrição e habitação e tem renda familiar muito baixa, além de não conseguirem exercer seus direitos de cidadãos com plena participação social.

Em 2010, havia 796 milhões de pessoas apontadas como analfabetas no mundo, conforme a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), sendo que dois terços (530 milhões) eram mulheres.

No Brasil, segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população, de acordo com o CENSO 2010, ultrapassou os 190 milhões de habitantes, dos quais cerca de 9,7% são analfabetos (aproximadamente 18 milhões de pessoas).

A alfabetização consiste na fase inicial de aprendizagem dos símbolos da comunicação escrita, da oralidade e da leitura, porém não existe uma receita pronta de como o processo deve acontecer. É preciso respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno.

A interação entre professores e alunos é muito importante para o sucesso da alfabetização, pois para que a criança aprenda, ela também necessita interagir com outras pessoas (adultos ou outras crianças mais experientes),

Os fatores econômicos, sociais, culturais e políticos também interferem na aprendizagem da criança, os quais muitas vezes acabam por gerar o fracasso e a evasão escolar.

É durante o processo de ensino-aprendizagem que a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que seu grupo social conhece. O homem, ao contrário das outras espécies, constrói suas características a partir da aprendizagem.

Atualmente algumas práticas pedagógicas de alfabetização ainda se baseiam no ensino de técnicas de leitura e escrita, sem levar em consideração o meio no qual a criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com