TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SOBRE ENDOMARKETING

Dissertações: TCC SOBRE ENDOMARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 17

1 ADMINISTRAÇÃO

As organizações e os administradores vêm sendo confrontados sob as constantes alterações no ambiente ao qual estão inseridos, havendo assim a necessidade de melhor adaptação no mercado, melhor entendimento sobre os pontos fortes e fracos, ações diferenciadas e estratégias eficazes que sobressaiam a forte concorrência. As estratégias sendo melhores definidas e planejadas contribuirão para administrar e alocar recursos e pessoas para o alcance de metas definidas. A administração surge como a forma de criar ações mais diretas e eficientes através do planejamento, organização, coordenação e controle de tarefas, tendo como objetivo buscar a eficiência da organização, aumentando consequentemente a sua rentabilidade, além de propor o bem-estar dos colaboradores e o alcance dos objetivos específicos de cada empresa. “Administrar é o processo de tomar, realizar e alcançar ações que utilizam recursos para alcançar objetivos” (Maximiliano, 2000, p. 25)

“A administração é a desincumbência de tarefas. A administração é uma disciplina de estudo. Mas também gente. Cada realização da administração é realização de um administrador. Cada deficiência é deficiência de um administrador. São pessoas que administram e não “forças” nem “fatos”. É o descortinio, a dedicação e a integridade dos administradores que determinam se existe administração ou desadministração”. (Drucker, 1998, p.05)

A administração atua em diversas funções e processos, de forma positiva na obtenção de habilidades estratégicas, empregadas aos gestores e desenvolvidas para melhor guiar os colaboradores, na espera se de conseguir maior controle dos planos de ações, e dos processos empregados para se alcançar os objetivos definidos.

1.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

1.2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (ARH)

A ARH consiste no trabalho direto com as pessoas dentro do processo organizacional, aonde alia o trabalho em cima das necessidades dos colaboradores, para transformar em benefícios voltados para a empresa. Como sendo um área multidisciplinar há a necessidade de conhecimentos sobre diversas áreas, como conhecimento aplicado dentro do curso de administração e conhecimentos estratégicos mais específicos, como por exemplo, estratégias voltadas as necessidades dos colaboradores tratados dentro dos PQV.

A qualidade do ARH e a boa gestão a partir dos gestores, serão determinantes para o êxito do departamento de RH, bem como para o êxito da empresa como um todo. As decisões dentro do ARH integram as formas com quais serão realizadas as relações de trabalho, tendo influencia direta na capacidade da organização e de seus empregados atingirem seus objetivos.

O RH passou de apenas um setor pouco enxergado e pouco essencial para as empresas para uma visão mais completa que abrange as necessidades atuais de gestão, ao qual passou a alcançar o lugar de mais importância dentro das organizações, principalmente por lidar com o bem mais precioso de qualquer empresa, as pessoas, que são colaboradores e muitas vezes parceiros diretos das ações. O RH tem como função: selecionar, contratar, treinar e gerir recursos necessários para as atividades de cada colaborador.

QUADRO 1 – As mudanças e transformações na área de RH

FONTE: Adaptação de Chiavenato (1999, p 35)

QUADRO 2 – As três etapas da gestão de pessoas

FONTE: Chiavenato (199, p.35)

A ARH está se tornando uma área aberta, flexível e descentralizada devido a necessidade de acompanhar as mudanças, e melhor gerenciar as pessoas. E a gestão de pessoas atualmente é um alicerce fundamental diante a qualidade, produtividade e competitividade da organização.

2 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

A QVT é o real entendimento das evoluções empresariais, onde os administradores das organizações fazem maior percepção da importância de seus colaboradores. E o entendimento que o clima organizacional favorável aliado a QV, contribui para aumentar a produtividade, rentabilidade e transformar o ambiente mais integrado para o alcance dos objetivos e metas estabelecidos pela organização.

(Chiavenato 2004, p.367) define que a QVT “representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização”.

No entanto, questiona-se sobre quais seriam os métodos necessários para alcançar a QVT, já que as organizações, de modo geral, gostariam de ser vistas como o melhor lugar para se trabalhar. Dessa forma, (Chiavenato 2004, p. 348) evidencia que, para que isso ocorra, é imprescindível a existência de qualidade de vida, definida pelo autor como “criar, manter e melhorar o ambiente de trabalho, seja em suas condições físicas – higiene e segurança –, seja em suas condições psicológicas e sociais”.

QUADRO 1 - Evolução do Conceito de QVT

CONCEPÇÕES EVOLUTIVAS

DO QVT CARACTERISTICAS OU VISÃO

1 – QVT como uma variável

(1959 a 1972) Reação do indivíduo ao trabalho. Era investigado como melhorar a qualidade de vida no trabalhado para o indivíduo.

2 – QVT como uma variável

(1969 a 1974) O foco era o indivíduo antes de resultado organizacional; mas, ao mesmo tempo, tendia a trazer melhorias tanto ao empregado como à direção.

3 – QVT como uma variável

(1972 a 1975) Um conjunto de abordagens, métodos ou técnicas para melhorar o ambiente de trabalho e tornar o trabalho mais produtivo e mais satisfatório. QVT era visto como sinônimo de grupos autônomos de trabalho, enriquecimento de cargos ou desenho de novas plantas com integração social e técnica.

4 – QVT como uma variável

(1975 a 1980) Declaração ideológica sobre a natureza do trabalho e as relações dos trabalhadores com a organização. Os termos – administração participativa e democracia industrial –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com