TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ensaios: TCC SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.716 Palavras (11 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 11

DEDICATÓRIA:

Dedicamos esse trabalho aos nossos pais Mauro e Márcia, Matilde e Osvaldo. Pela existência de nossos avós, pois sem eles em nossa vida, este trabalho e muitos outros sonhos nossos não se realizariam. Agradecemos às nossas devidas irmãs, pela força e apoio moral.

AGRADECIMENTO:

Agradecemos em primeiro lugar a Deus que iluminou o nosso caminho durante esta caminhada. Agradeço também aos nossos amigos, Diego Gouveia, Leonardo Couto, Ana Carolina, Diego Gomes, Rafael Barbosa, Markus Finnegan, Gustavo Vinícius e Felipe Mesquita que de forma especial e carinhosa nos deram força e coragem, apoiando-nos nos momentos de dificuldades. Quero agradecer também a nossa professora Rose de Oliveira que iluminou de maneira especial os nossos pensamentos nos levando a buscar mais conhecimentos. E não deixamos de agradecer de forma grata e grandiosa nossos pais, Mauro e Márcia, Matilde e Osvaldo a quem nós rogamos todas as noites a nossa existência.

ÍNDICE:

INTRODUÇÃO _______________________________________________________ 1

CAUSAS EM GERAL __________________________________________________ 2

INFLUÊNCIA EXTERNA E CICLO SOLAR _________________________________ 2

VARIAÇÃO ORBITAL __________________________________________________ 3

IMPACTOS DE METEORITOS __________________________________________ 3

EL NIÑO E LA NIÑA ___________________________________________________ 4

ESFRIAMENTO GLOBAL E GLACIAÇÕES ______________________________ 5, 6

VULCANISMO _______________________________________________________ 6

EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA ______________________________ 7

CONCLUSÃO ________________________________________________________ 8

BIBLIOGRAFIA _______________________________________________________ 9

ANEXOS _____________________________________________________ 10, 11, 1

INTRODUÇÃO:

O Planeta Terra está sempre mudando, se transformando. Um dia já foi bem mais quente. Em outras épocas, foi bem mais frio. A temperatura do planeta foi aumentando lentamente, até que algumas mudanças fizeram o ritmo de aquecimento da Terra aumentar. Isso significa que ela está ficando cada vez mais quente, mas por quê?

Vamos voltar no tempo: 100 anos mais ou menos. Foi quando o homem começou a construir grandes indústrias, os primeiros automóveis. A população também aumentou muito, porque a saúde melhorou.

E assim o homem foi mudando a natureza de acordo com as suas necessidades. Uma grande mudança foi a destruição da natureza para a construção de fábricas e moradias.

A derrubada de árvores também serviu para fazer lenha para a população que não parava de crescer. O carvão virava combustível para as fábricas e a natureza foi sendo destruída em nome do progresso.

Além de destruir inúmeros pedaços da natureza, o progresso trouxe aviões, carros, indústrias, eletrodomésticos, trens e muito lixo. E todos eles sem exceção poluem o ar com gases de efeito estufa, o que degrada o meio ambiente.

1

1. CAUSAS EM GERAL:

Ainda que as mudanças climáticas globais tenham possíveis origens em causas naturais são estudadas atuais mudanças que podem ter outra causa, e todas essas possíveis causas vem sido muito estudadas e explicadas de diversas formas e a partir de perspectivas diferentes. Não há, até agora um teoria comprovada boa o suficiente para concluir o que está provocando o aquecimento global que é sem sombra de dúvidas, um fato. Temos tanta certeza que é um fato porque isso já está nos afetando fisicamente.

Entre as causas comprovadas e as prováveis temos como alternativas as seguintes:

“O fenômeno da mudança do clima é um evento que pode acontecer de forma natural. Assim, esse fenômeno pode ter causas com origem externa, de fora do planeta, bem como origem terrestre.”

1. INFLUÊNCIA EXTERNA E CICLO SOLAR:

Sobre o Ciclo Solar, a temperatura da terra é dependente do sol, que emite radiação em direção ao planeta. Isso chama-se radiação solar, que em parte é refletida para o espaço e o restante é absorvido pela terra em forma de calor. Esta energia não chega à terra de maneira uniforme, apesar do sol ser uma estrela e muito estável, essa energia aumenta cerca de 10% a cada um bilhão de anos, ou seja, no início da vida na terra, quase quatro bilhões de anos atrás, a energia do sol era em torno de 70% da atual.

Outro tipo de variação da radiação solar ocorre em decorrência dos ciclos solares, que são mais importantes que a primeira, no que diz respeito à mudança do clima terrestre, visto que essa variação é uma oscilação e não somente um crescente e ocorre em períodos mais curtos.

O Ciclo Solar é a variação de intensidade do vento solar e do campo magnético solar. Estudos de Heliosismologia comprovaram a existência de "vibrações solares", cuja frequência cresce com o aumento da atividade solar, acompanhando o ciclo solar que dura em média de 11 anos com mudança no ritmo das erupções, além da movimentação das estruturas magnéticas em direção aos polos solares. Essas mudanças resultam em ciclos de aumento da atividade geomagnética da Terra e da oscilação da temperatura do plasma ionosférico na estratosfera de nosso planeta.

Em relação à Influência Externa, as causas com origem fora do globo terrestre temos as causas com origens solares, que vão desde a variação da energia solar que chega a terra até a variação da própria órbita terrestre.

2

2. VARIAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com