TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICA DA IMFORMATICA

Monografias: TECNICA DA IMFORMATICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 15

1 COMPUTADOR

Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.

Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação ; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos

1.1 Tipos de computador

Existem muitos tipos de computador. Por enquanto, vamos classificá-los pelo porte, ou seja, pela capacidade de processamento, pelas dimensões e pelas funções.

Os computadores até o porte do desktop também podem ser chamados de microcomputadores.

1.1.1 Palmtop: Como o nome diz, o palmtop cabe na palma da mão. É o computador de bolso. Funciona com bateria e atualmente estão em baixa depois do aparecimento de outras classes de computadores portáteis.

1.1.2 Notebook. Computador portátil de dimensões menores, menor peso e configuração mais modesta do que um notebook. Para pessoas que querem levar o computador por todo lado.

1.1.3 Tablet. Computador portátil que é operado principalmente por toques na sua tela sensível.

1.1.4 Notebook: ou laptop. É o computador portátil, que pode ser carregado como uma valise. Trabalha com bateria ou na tomada.

1.1.5 Desktop: ou computador de mesa. Para uso pessoal ou trabalho. A maioria dos computadores do mundo é do tipo desktop embora os outros tipos ganhem mercado continuamente.

1.1.6 Estação de trabalho: ou Workstation. Computador de mesa potente usado para trabalhos individuais que exigem grande capacidade de processamento como animações gráficas e projetos de engenharia.

1.2 Hardware

Hardware é a parte física de um computador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas, utensílios, correntes, e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione.

O hardware é basicamente utilizado por computadores e eletrônicos. Qualquer equipamento como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador, é chamado de software. Os hardwares não se limitam apenas a computadores pessoas, também estão disponíveis em automóveis, aparelhos de celular e etc.

Para o bom funcionamento do hardware, é também necessário o software, que é a parte lógica da informática. É no software que estão toda a parte eletrônica e que tem o poder de fazer todas as operações que um eletrônico realiza. Software é qualquer programa de computador que possa ser utilizado, copiado e etc. e apenas com a combinação de software e hardware o computador pode funcionar de forma mais correta e eficiente.

1.3 Processadores (CPU)

O processador, também chamado de CPU (central processing unit), é o componente de hardware responsável por processar dados e transformar em informação. Ele também transmite estas informações para a placa mãe, que por sua vez as transmite para onde é necessário (como o monitor, impressora, outros dispositivos). A placa mãe serve de ponte entre o processador e os outros componentes de hardware da máquina. Outras funções do processador são fazer cálculos e tomar decisões lógicas.

1.4 Memorias e Armazenamento

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas. O conceito de computador digital binário com programa armazenado (arquitetura de Von Neumann e subsequentes) é sempre baseado no uso de memória, e não existiria sem a utilização destas. A unidade básica de memória é o digito binário, ou bit. Um bit pode conter 0 ou 1. É a unidade mais simples possível. Um sistema que armazenasse apenas um destes valores não poderia formar a base de um sistema de memória

1.5 Dispositivos de E/S (Entrada e Saída)

É um termo utilizado quase que exclusivamente no ramo da computação (ou informática), indicando entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.

São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, mouse, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor de código de barras, Celular, Pendrive, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido.

Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, monitor sensível a toques, pendrive, joystick vibratório e impressora.

As interfaces de entrada e saída são responsáveis pela conexão entre as várias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann. Esta interface é responsável por conectar fisicamente o processador e a memória do sistema ao barramento, tornando-se o terceiro elemento do sistema computacional proposto, foi uma grande revolução no mundo da informática, pois facilita a vida de muitas pessoas.

Ao contrário do que se pode pensar a interface de entrada e saída não é só o conector físico e sim também o responsável pela comunicação lógica entre o barramento e o dispositivo. Essa função de conexão foi basicamente desenvolvida para que seja possível a comunicação entre vários dispositivos, fazendo com que a velocidade do barramento seja mais bem aproveitada e ainda tanto os periféricos quanto os elementos essenciais tenham programação/produção mais voltada ao seu desempenho, deixando a interconexão com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com