TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Artigos Científicos: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento capítulo 7 PLT

Quem é fiel no pouco também é fiel no muito;

e quem é infiel no pouco, é infiel no muito.

Jesus Cristo

Definição de ética

[...] Código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no tocante ao que é certo ou errado. Daft,1991. (quadro 7.1, p.171)

[...] Parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos como livres e ordenados. De modo natura, a inteligência averte a bondade ou a malícia doa atos livres, haja vista o remorso ou a satisfação que se experimenta por ações livremente realizadas. Sempre cabe a dúvida, no entanto, sobre o que é o bem e o mal, ou porque tal ação é boa ou má. Arruda, Whitaker e Ramo, 2001. (quadro 7.1, p.171)

Preocupações éticas

Do Ponto de vista de Gutiérrez, são vários fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade espontânea e natural de uma maior humanização, os perigos de uma degradação, o fato de que a internacionalização e a globalização significam também a integração dos diversos sistemas culturais – e a grande mudança em termos culturais nas organizações --, além de alteração nos valores pessoais. (p.169 e 170)

[...] Percebe-se, dessa forma, que existem motivos mais que suficientes para se preocupar com a ética no Brasil. O fato é que, atualmente, assiste-se a uma degradação moral acelerada, tanto na política quanto nos negócios. (p.170)

Diferentes visões sobre a conduta ética nas organizações

[...] Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Desta forma os pontos convergentes só são obtidos por meio da negociação, não pela utilização de condutas antiéticas. (p.174)

[...]Nesse contexto, existem dois tipo de comportamentos nos processos de negociação: éticos e antiéticos [...]

[...] Segundo Wells e Spinks, os comportamentos antiéticos podem sem definidos como ações injustas praticadas contra pessoas e instituições, sejam essas ações amparadas ou não pela lei. A conduta antiética também pode ser resultante de pressão exercida sobre administradores para que eles cumpram metas inatingíveis dentro dos limites da ética. [...] Trata-se de uma atitude típica de um comportamento ganha-perde na negociação. (p.176)

[...] Observa-se que o comportamento ético tem dois componentes que afetam a maneira de as pessoas agirem durante uma negociação: o domínio da legislação – contendo os princípios éticos estabelecidos pela lei – e o livre arbítrio, ou seja, a condição de todo ser humano ser livre para fazer suas escolas e agir, da maneira que melhor lhe convier, em cada situação da vida pessoal e profissional.(p.176 e 177)

Aplicabilidade da ética nas negociações empresariais

A empresa ética preocupa-se em remunerar o seu fornecedor com justiça, buscando sempre o valor justo do fornecimento. É interessante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com