TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Trabalho Escolar: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  1.814 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico realizado para a disciplina de técnicas de negociação teve por objetivo aprender como se dá o processo de estratégica, atitude e liderança, dentro de uma empresa como os seguintes aspectos.

* Poder

* Atitude

* Estratégica

* Planejamento

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

A arte de negociar entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo.

A variável Poder está sempre presente em qualquer situação que envolva negociação. Individual, coletiva, política, nessas circunstâncias devem considerar a força e os efeitos do poder.

A Atitude facilitar a compreensão, os poderes serão subdivididos de acordo com a sua origem como poderes pessoais, poder da moralidade, poder da persistência e circunstanciais.

A Estratégica de informação para a obtenção do êxito esperado, é primordial o conhecimento sobre a área e o objeto da negociação. Ao negociar, são tomadas decisões, que serão mais acertadas á medida que elevar-se o domínio por parte do negociador sobre que está em jogo.

É também através da estratégia de negociação que serão determinadas quais informações são relevantes, quais precisam ser obtidas, quais devem ser apresentadas para a outra parte e quais devem ser mantidas em sigilo, informações relevantes, se utilizadas com a estratégia correta, são sinônimos de poder. É tendo por base os objetivos desejados que tais deliberações devem ser tomadas, para que seja eficaz, a informação deve ser dada na linguagem do receptor, facilitando o entendimento.

A utilização de recursos que impactem nos canais sensoriais virtual, auditivo e sinestésico propicia resultados interesses, somos levados a crer que a rigidez adotada tem como fundamento o conhecimento da dependência do Brasil em relação á Bolívia no aspecto não poder ficar sem comprar gás, o que, na visão boliviana, possibilitaria tamanho reajuste proposto.

A arte de negociar entender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a fórmula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo.

Diante de tantas mudanças que interferem no nosso dia-a-dia, alguns valores e princípios básicos como a ética e a honestidade foram consolidados ativos valiosos que produzem melhores resultados na arte de negociação a longo prazo, que somados á flexibilidade e confiança, compõem os pilares de uma negociação de sucesso.

No processo de negociação, é importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e seguir as etapas da negociação como planejamento, preparação, apresentação da proposta, esclarecimento e troca de acordo.

A negociação, assim como as habilidades do bom negociador, podemos aprender e aperfeiçoar, as características de um bom negociador: excelente relacionamento interpessoal, comunicação, postura e apresentação, atitude, criatividade, gosto pelo planejamento, orientação por metas, assertividade.

A todo momento estamos negociando. Assim, não resta a menor dúvida que negociar é uma das habilidades mais importantes para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa, negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. A questão que se coloca é como fazê-lo como a máxima efetividade.

Os erros não representam fracasso, mas tão somente feedback negativo, isto é, uma informação que nos diz que alguma coisa que tentamos não deu certo. Os erros são uma boa fonte de aprendizado. Assim, aprenda com os erros. Preferencialmente dos outros.

Existem duas dificuldades para se aprender com os erros. Por um lado, quando erramos, ou não admitidos e procuramos encontrar justificativas e mesmo arranjar outros culpados. Ou então, nos sentimos fracassados e diminuídos e com isto não reagimos adequadamente á situação.

Por outro, quando percebemos erros e insucessos de outros ou achamos que estas coisas só vão acontecer com os outros e jamais conosco, ou então, que são muito incompetentes, o que evidentemente, não é o nosso caso.

Negociação é um processo, ou seja um conjunto de etapas. Existem 7 etapas numa negociação. Muitas negociações são ganhas ou perdidas na qualidade da preparação, mas para preparar bem temos que ver a situação pela nossa ótica e pela do outro negociador.

Para apresentar bem uma idéia ou proposta é preciso que ela esteja de acordo com as necessidades, desejos e expectativas da pessoa com que está se negociando. Considere que uma coisa que pode causar um forte impacto numa pessoa, pode não causar nenhum impacto ou mesmo irritar outra pessoa.

Se for negociar em equipe, defina papéis e códigos de comunicação. Uma equipe bem ajustada é muito poderosa. Uma equipe mal preparada, um verdadeiro fracasso.

Ao término de cada negociação, reflita sobre ela, Aprenda com a prática. Tenha sempre em mente a necessidade do desenvolvimento pessoal continuando.

Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.

Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne a decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com