TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Artigos Científicos: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.

CURSO SUPERIOR EM RECURSOS HUMANOS

1° SEMESTRE

ATPS – TÉCNICAS DE NEGOCIÇÃO

Prof.ª TATIANE

02/ ABRIL/ 2014

SÃO PAULO

Tecnicas de negociação

1. Dar alguns exemplos de negociação que você já se envolveu na sua vida pessoal. Citar pelo menos um exemplo de: Negociação com familiares (pais, cônjuge, filhos ou irmãos); negociação com amigos; negociação sobre uma viagem ou estudo ou outra questão pessoal. Você obteve sucesso nessas negociações? Se não, o que falhou?

Um dia, a minha irmã Natalia me chamou para conversar. Ela queria um empréstimo na quantia de R$ 500,00 para pagar umas contas pessoais.

Como todo empréstimo no banco tem uma porcentagem de juros, a minha condição era que eu também ganhasse uma porcentagem de 5% de juros do valor. Ela concordou.

Então combinamos que iria ser parcelado em 2x, sendo que no primeiro mês o valor a ser pago era de 40% da quantia que eu emprestei; e no mês seguinte eu receberia os 60% restantes com mais 5 % do juro.

Nesse caso foi uma boa negociação, pois, as duas partes saíram ganhando - ela com a satisfação da sua necessidade, que era pagar as contas pessoais, e eu com o 5% de juros da quantia que emprestei para ela.

2. Você considera ser mais fácil ou ser mais difícil ter que negociar com pessoas da família e bem próximas a você? Exemplo: ter que negociar algum assunto importante com cônjuge, com os filhos, com os pais ou com algum amigo intimo (seja uma viagem, uma aquisição, definir alguma prioridade doméstica, mudança no emprego ou de cidade etc.).

Acredito que seja mais fácil negociar com alguém próximo, pois a probabilidade de ser ganha-ganha é maior, ou seja, você e a outra pessoa sempre saiam ganho, são poucas as chances de ter ganha-perde.

3. O fato de ter intimidade e proximidade auxilia ou prejudica o processo de negociação? Se fosse negociar o mesmo assunto com alguém desconhecido, sua postura ou atitude seria diferente em algum aspecto? O que seria igual? Justificar suas respostas a cada questão.

Se eu fosse negociar o mesmo assunto com pessoas desconhecidos, teria mudado alguns aspectos dessa negociação. Como por exemplo: aumentaria os juros para ser mais lucrativo para mim, e poderia deixar igual à forma de pagamento. Então, acaba prejudicando negociar com alguém próximo, por ser ganho-ganha e não ser vantajoso para somente um dos negociadores.

4. Nas suas negociações em família, você sente que os dois lados ganham ou só um dos lados sempre sai vencedor? Com base no que você viu sobre a definição de negociação, o que esta faltando em suas negociações pessoais para que a sua negociação sempre seja um processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com