TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Dissertações: TECNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 4

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL.

Durante o ano que passou, assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei ao que me foi confiado. Só que vendo as vertentes citadas acima, julguei necessário um aumento salarial, já que investi pesado para um upgrade profissional cursando Ciências Contábeis, me apresentei ao meu superior, expus o meu pedido de aumento salarial e me deparei com uma resposta negativa. Diante desta situação observei que teria que ter uma postura diferente, uma maior argumentação para que meu superior atendesse meu pedido de aumento, ampliandominhas habilidades como negociador, fazendo um planejamento e obedecendo a ética que envolve o processo de negociação. Com tudo isto em prática elaborou um roteiro, o qual vai me ajudar a conseguir o que almejo. Estudei algumas dicas e selecionei dez para colocar em prática. Sempre lembrando que argumentar é preciso, lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papeis, então não encarei este processo como uma luta entre protagonistas, aliás, meu objetivo é um aumento salarial; buscarei vencer barreiras; trabalharei em equipe; aumentarei o meu poder de comunicação; e, sobre tudo, mostrarei umpotencial de conhecimento adquirido ao longo do tempo.

1- Preparação: fazer uma pesquisa de mercado, levando em conta minhas necessidades, estabelecer um nível razoável para o aumento salarial, ter sempre argumentos fortes na ponta da língua para defender minha proposta (como experiências e competências).

2- Ser firme: Mostrar um motivo razoável e apropriado para o aumento, permanecendo nesta posição até que a outra parte ofereça uma razão para que eu mude.

3- Prudência: manter a proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo satisfatório para ambas as partes. Se a discussão está longe de se chegar a um acordo, usar minhas energias para criar soluções, não para armar uma batalha.

4- Controlar a ansiedade: começar com uma conversa sutil, deixando fluir as ideias, conquistando a outra parte e então chegar ao assunto pretendido.

5- Ter em mente o quanto quero ganhar: deixar claro que conheço a média salarial do mercado.

6- Conversar com o tom de voz certo: deixar a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo em que, você espera o mesmo da empresa. Assim, trabalharemos em conjunto para chegar a um consenso, evitando ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.

7- Ter uma carta namanga: criar possíveis soluções para um impasse, e colocando elas na mesa, juntos, sem compromisso formal.

8- Deixar claro meus interesses: a negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidas, como: divisão de lucros, ações, bônus, mais responsabilidades, uma agenda de promoções, férias e horários flexíveis.

9- Focar em um critério: é muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência, ou tempo de casa. Procurar saber em qual linha me encaixo na negociação com empresa.

10- Diante do fato apresentado, a resposta negativa desencadearia uma avalanche de sentimentos, dentre eles, uma autodesvalorização por parte do funcionário e, também, uma quebra de paradigma e, assim, o desenvolvimento de novos resultados e novos desafios. Para argumentar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com