TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS MANUAIS E US

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 2

Este estudo tem como objetivo verificar a eficacia da drenagem linfatica manual em hiperpigmentação periorbital “OLHEIRAS”.

O tratamento foi realizado em 10 voluntárias do sexo feminino, com faixa etaria entre 25 e 40 anos em que se encontravam com hiperpigmentação periorbital. Para a realização do tratamento proposto, foi aplicado uma avaliação detalhada com todas as voluntárias.

O protocolo executado teve uma duração de 21 dias (três semanas), 3 dias por semana, foi realizado entre o dia 01 á 22 de janeiro de 2015. O resultado do tratamento demonstrou uma melhora significativa na diminuição das hiperpigmentações periorbitais.

INTRODUÇÃO

A hiperpigmentação orbital, vulgarmente demoninada como “olheira”, proporciona á face aspecto de cansaço e envelhecimento, podendo ate mesmo provocar um impacto na qualidade de vida do portador. Ela é caracterizada pelo escurecimento de área dos olhos e ocorre, dentre outros motivos, pelo aumento localizado de melanina e alteraçôes vasculares regionais. Um dos principais fatores relacionado ao surgimento de olheiras está associado com a microcirculação sanguínea, em especial nos casos que há fragilizaçãp de rede capilar. Atualmente, existem diversos recursos esteticos para seu cuidado.

A drenagem linfatica por sua vez, é uma técnica especial de massagem, cujo objetivo principal é direcionar e aumentar o fluxo linfático, promovendo assim, uma remoção mais rápida do líquido intersticial. Diferencia-se por não produzir vasodilatação arteriolar superficial (hiperemia) e por utilizar pressões manuais suaves. A drenagem tem como efeitos fisiologicos, o aumento da velocidade de transporte da linfa; aumento da captação de oxigênio pelos tecidos; favorece a nutrição celular pelo maior aporte sanguíneo e estimula a circulação.

A drenagem venosa desta aerea segue padrão externo através de veias associadas às várias artérias e padrão interno que penetra a órbita através de conexões com as veias oftálmicas. A drenagem linfática ocorre, principalmente para os linfonodos parotídeos, com alguma drenagem do ângulo medial do olho para vasos linfáticos associados às artérias angular e facial, em direção aos linfonodos submandibulares.

Assim, estimulando a circulação local podemos obter uma melhora na hipercromia cutânea periorbital.

MATERIAL E MÉTODOS

População

A amostra para este protocolo foi composta por 10 voluntárias do sexo feminino, com idade entre 25 á 40 anos, com queixas de hiperpigmentação periorbital. As pacientes são residentes na cidade de São Paulo,não tabagistas, tem exposição ao sol moderada e fazem uso de protetor solar fácial diariamente.

Procedimentos

Para a realização desta pesquisa clinica, foi adaptado um protocolo que atendesse a queixa das voluntarias. Inicialmente foram feitas avaliações faciais detalhadas em cada uma das pacientes.

Em todas as sessões, antes da aplicação da DLM fez se o preparo da pele.

Primeiro passo do preparo da pele foi a higienização com o leite de limpeza (Bel Col Hidraclean Leite de Limpeza), esfoliação com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com