TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 5

TECNOLOGIA DOS MATERIAIS

  1. Identifique as reações que aparecem nos diagramas abaixo:

[pic 1]

2) Qual a microestrutura do:

a) Aço hipoeutetóide: perlita + ferrita proeutetóide  Grãos de ferrita proeutetóide + grãos de prelita

b) Aço eutetóide: perlita Estrutura lamelar

c) Aço hipereutetóide: perlita + cementita proeutetóideGrãos de perlita + cementita proeutetóide nos contornos de grãos

3)O que é o módulo de elasticidade de um material? Se o módulo de elasticidade do material A é menor que o módulo de elasticidade do material B, para uma mesma carga aplicada, qual deles irá deformar mais?Ele estabelece uma relação de proporcionalidade entre a tensão (aplicada em um material) e a sua deformação. Material A.

4) Identifique as condições de ensaio para o material com a seguinte        especificação: 50HR45N

a)Tipo de máquina: Mais precisa

b)Tipo de penetrador: diamante

c) Pré-carga: 3kgf

d) Carga maior: 45kgf

e) Cor da escala onde é feita a leitura do resultado: Preta

5) O diagrama Ferro-Carbono nos mostra algumas soluções sólidas, como se chamam estas soluções?

 Ferro δ, Austenita (ferro γ) e Ferrita (ferro α)

6) De acordo com o diagrama Ferro-Carbono a família dos aços se divide em três partes, quais são estas partes? Aço eutetóide, Aço hipoeutetóide e Aço hipereutetóide

7) Os aços apresentam mudança em sua microestrutura de acordo com a porcentagem de carbono e a temperatura que se encontram. Qual é a microestrutura existente em um aço-carbono, com 0,6% de carbono a temperatura ambiente? Ferrita proeutetoide + perlita

8) Como se chama a reação em que um ferro fundido em estado líquido ao ser resfriado de forma lenta, forma simultaneamente durante sua transformação às fases chamadas de austenita e cementita (γ + Fe3C)?

R. Eutética

9) Cite o nome de três tipos de propriedades físicas dos materiais:

Propriedades elétricas, térmicas, magnéticas, ópticas...

10) Dentre as propriedades mecânicas dos materiais estão TENACIDADE e DUCTILIDADE, diga qual o significado dessas propriedades?

TENACIDADE: é a capacidade do material do material absorver energia mecânica com deformações elásticas e plásticas.

DUCTILIDADE: é a capacidade do material se deformar plasticamente sob a ação das cargas até a sua ruptura

11) Num ensaio de dureza Brinell com esfera de 2,5 mm e aplicação de uma carga de 62,5 kgf por 30 segundos, o diâmetro da calota esférica impressa no material foi de 1,05 mm. Determine a dureza e represente seu resultado. 69HB 2,5/62,5/30

12) Cite 4 fatores a serem considerados na seleção de materiais: Resistência mecânica; Resistência à deterioração; Custo; Facilidade de fabricação e utilização (trabalhabilidade, soldagem, toxidez, dano ambiental, etc.); Relação entre a resistência mecânica e a massa específica; Facilidade para reciclagem, fator este cada vez mais importante.

13) Cite as 4 classificações dos materiais segundo a indústria:

Metais, Cerâmicos, Polímeros e Compósitos.

14) O que é propriedade? Propriedades são peculiaridades do material em termos do tipo e da intensidade da resposta a um certo estímulo que lhe é imposto.

15) Caracterize uma fratura dúctil e uma fratura frágil. 

FRATURA DÚCTIL: É caracterizada pela ocorrência de uma apreciável deformação plástica antes e durante a propagação da trinca.

FRATURA FRÁGIL: A fratura frágil nos metais é caracterizada pela rápida propagação da trinca, sem nenhuma deformação macroscópica e muito pouca microdeformação

16) Quais são as transformações alotrópicas (alterações da estrutura cristalina) do Fe ao se aumentar a temperatura? 

CCC -> temperatura ambiente

CFC -> entre 912°C e 1394°C

CCC -> temperaturas maiores que 1394°C até fundir.

17) Por que as transformações alotrópicas são úteis para a área da mecânica? Esta variação alotrópica é muito importante em processos metalúrgicos, pois permite a mudança de certas propriedades do aço através de tratamentos térmicos.

18) Defina deformação plástica e elástica?  Nos metais a deformação elástica é importante pois permite que o material absorva tensões sem se deformar permanentemente; já a deformação plástica é importante nos metais quando falamos de processos de conformação mecânica.

19) Imperfeições nos sólidos?

Vacâncias: Envolve a falta de um átomo.geralmente são formados durante a solidificação do cristal ou como resultado das vibrações atômicas.

 Átomo Intersticial: Presença de um átomo do próprio metal de base em uma posição não pertencente a estrutura cristalina.produz uma distorção dos planos já que o átomo e geralmente maior que o interstíco.

Átomo Substitucional: Envolve um átomo extra (de outro material) ocupando o lugar de um átomo do metal base.

Discordância em Hélice: Produzida pela distorção de um cristal, de modo que um plano atômico produza uma rampa ao redor da discordância.

Discordância em Arestas: Produzida  pela ação de forças combinadas de tração e compressão em um cristal de modo que um plano atômico deslize a discordância pela estrutura.

20) Em ligas metálicas,a microestrutura é caracterizada pelo numero de fases presentes por suas proporções,e pela maneira pela qual elas estão distribuídas ou arranjadas.Sabendo disso qual e a microestrutura  do Aço hipoeutetóide e do Aço hipereutetóide?

Aço hipoeutetóide: perlita + ferrita proeutetóide  Grãos de ferrita proeutetóide + grãos de prelita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (149.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com