TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

Ensaios: TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  4.699 Palavras (19 Páginas)  •  1.260 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO GESTÃO PÚBLICA

TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - TEORIA E PRÁTICA

LEONAIDE MAIA ANDRADE - 381656

FRANCISCO GENÁRIO PINHEIRO MELO -364928

JOSÉ JOSATAN DE QUEIROZ - 376549

MARIA GERUZA MELO PINHEIRO - 372147

RONIELLE BEZERRA DE LIMA – 372134

PROFº. LINCON LOPES

PAU DOS FERROS / RN

20 DE SETEMBRO DE 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

LEONAIDE MAIA ANDRADE - 381656

FRANCISCO GENÁRIO PINHEIRO MELO -364928

JOSÉ JOSATAN DE QUEIROZ - 376549

MARIA GERUZA MELO PINHEIRO - 372147

RONIELLE BEZERRA DE LIMA – 372134

PROCESSO ADMINISTRATIVO: AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - TEORIA E PRÁTICA

Trabalho da atividade prática supervisionada, apresentado ao professor tutor à distância Alex Zompero Bezerra da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para aprovação na disciplina de processos gerenciais, sob a orientação do professor Lincon Lopes.

PAU DOS FERROS/RN

2012

SUMÁRIO

1-RELATÓRIO PARCIAL ( ETAPA 1 – PASSOS 1, 2 E 3)..................................................

2 - RELATÓRIO PARCIAL – PLANO ESTRATÉGICO (ETAPA 2 – PASSO 1).............

3 - RELATÓRIO PARCIAL ( ETAPA 2 – PASSO 2 )...................................................................

4 - RELATÓRIO PARCIAL (ETAPA 03 – PASSOS 1 E 2)...................................................

5 - RELATÓRIO PARCIAL (ETAPA 4 – PASSOS 1)...........................................................

6- IMPLICAÇÕES ÉTICAS (ETAPA 4 – PASSOS 2)...........................................................

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁGICAS...............................................................................

1 - Relatório parcial ( Etapa 1- Passos 1, 2 e 3)

Introdução

O objetivo deste trabalho é estudar e compreender a importância do planejamento dentro do processo administrativo, como forma de buscar desenvolver competências profissionais na execução de ações que envolvam a tomada de decisão. Para construção deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas de variadas formas e com diversos autores.

Desenvolvimento

Na atualidade estamos cotidianamente tomando decisões, repensando projetos e propostas e visualizando novos empreendimentos. Dentro deste turbilhão de tomadas e retomadas de decisões, nem sempre estamos imbuídos de conhecimentos técnicos e operacionais necessários, para saber qual a melhor estratégia a ser tomada para deflagrarmos êxito nestas novas decisões. Neste ínterim surge um grande e poderoso aliado no alcance dos objetivos o planejamento, ora, sabemos que é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos e assim construir um referencial futuro, dando suporte e forma naquilo que estamos programando.

Porém, tão vasto como as idéias e projetos que pensamos durante a nossa trajetoria de vida, são as definições e olhares de vários autores sobre o que vem a ser planejamento. Por tudo isso abordaremos de forma suscinta algumas concepções de autores a partir de pesquisa comparativa a respeito do tema em timbre.

Faria ( 2002, p.168) diz que:

“Na verdade, o planejamento é um processo que implica formulação de um conjunto de decisões sobre as ações futuras. Deve, pois, ser entendido como um processo racional, por meio do qual pode-se introduzir um maior grau de eficiência às atividades.”

Já Stoner (1999, p.5) diz que:

“Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."

De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que:

"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los."

Fazendo uma reflexão sobre as três concepções apresentadas, percebemos que existe uma semelhança clara entre o pensamento dos autores, ou seja, eles enxergam o planejamento como um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

Porém, essas ações devem ser identificadas de modo a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurança, desempenho e outras condicionantes.

Considerações Finais

Roberto Shinyashiki ressalta em seu artigo a importância de termos visão empreendedora, ou seja, planejamento estratégico. Neste sentido ele reafirma a opinião apresentada pelos autores pesquisados que o planejamento deve ser realizado com o objetivo de alcançar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com