TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NA ESCOLA: Ensinar E Aprender Com As Mídias

Artigos Científicos: TECNOLOGIA NA ESCOLA: Ensinar E Aprender Com As Mídias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 7

1 JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema ensinar e aprender com as mídias, apresenta necessidades de mudanças da pratica pedagógica, principalmente no que se refere aos novos papeis que o professor deverá desempenhar nos modos de formação, para o uso pedagógico do computador, bem como em sua atitude frente ao conhecimento e a aprendizagem. Criar situações e integrar contribuições propiciar ao aluno a participação ativa e a aprendizagem e da sociedade a qual ele pertence.

É fundamental que a tecnologia seja para que possa ser utilizada, de forma integrada, na prática pedagógica do docente e no desenvolvimento do currículo. Não deve ser, portanto, a penas um apêndice do processo educacional. Para isso é necessário que o professor aprenda não apenas, a operacionalizar, mas também a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas na tecnologia e os modos de integrá-los.

Nessa perspectiva, compreender as potencialidades inerentes a cada tecnologia e suas contribuições ao processo de ensino e aprendizagem poderá trazer avanços substancias á mudanças da escola, a qual se relaciona com um processo de conscientização e de transformação que vai além do domínio de tecnologias e traz subjacente uma visão de mundo, de homem, de ciência e de educação. Para que seja possível usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola, é importante considerar suas potencialidades para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar, ordenar. Isso tudo se aproxima das características da concepção de gestão.

Assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das tecnologias na educação ensinando e aprendendo pode indicar uma concepção da pratica pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações ou pode significar utilizá-las para representação, a articulação entre pensamentos, a realização de ações o desenvolvimento de reflexões que questionam constantemente as ações, as quais são submetidas a uma avaliação continua. O professor que associa as TICS aos métodos ativos da aprendizagem é aquele que também busca desenvolver a habilidade técnica relacionada ao domínio da tecnologia e, sobretudo, esforça-se, para assumir uma atividade de reflexão frequente e sistemática sobre sua pratica.

2 PROBLEMÁTICA

É inegável que a utilização das novas tecnologias para a aprendizagem é muito importante no desencadeamento das informações que chega de forma rápida e dinâmica. As ferramentas filtram as informações e o individuo aprende a tecer seus conhecimentos em redes de amigos, com os quais se comunicam com frequência.

Se a realidade atual mostra grandes evoluções em todas as áreas da rede humana, os movimentos e praticas educacional não estão e nem poderão está alheios a esses fatos.

Convém ressaltar com essas mudanças, os pais e professores deveriam observar as crianças naquilo que eles de fato fazem para entender que vive em um mundo deferente. Onde habilidades, atitudes e comportamentos novos serão compulsórios.

Reforça-se a constatação de que a escola não pode excluir-se desta realidade e que os alunos precisam sentir que seus professores são atuais e atuantes. As metodologias aplicadas pelos educadores devem corresponder á realidade vivida pelos alunos no seu cotidiano, mais do que antes. Se o individuo sabe usar as tecnologias terá uma aprendizagem mais eficaz na produção de texto e projetos que serão desenvolvidos interagindo com o meio nas suas tarefas diárias.

Dentro dessas perspectivas buscam entender como preparar o professor para atuar nessa realidade? Que contribuição à utilização das TICS na sala de aula, pode melhorar o processo de ensino aprendizagem?

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

 Compreender a importância das tecnologias e o contesto da sua inclusão do processo de ensino aprendizagem, buscando incentivando inserção no contexto da sala de aula.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Identificar as características da escola, bem como o uso das novas tecnologias para o ensino aprendizagem.

 Interessa-se para que as tecnologias sejam colocadas em praticas, tendo em vista a capacidade do profissional.

 Reforçar confiança em suas capacidades para utilizar fontes de informações e recursos tecnológicos.

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, traz mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação; e, em especial, perante os avanços da ciência e de conhecimentos que precisar-se incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige do educador, a constante busca de aprendizagem, produção e gestão de conhecimentos e, também, desenvolvimento de diferentes modos de obter informações atualizadas, de comunica-se, de ensinar e criar melhores condições nos aprendizados dos alunos.

A exigência de aprender, continuamente, não se trata apenas de te acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber resolver problemas da vida e do trabalho. Nunca houve tantas pessoas aprendendo coisas ao mesmo tempo como me nossa sociedade atual. De fato, podemos concebê-lo como uma sociedade da aprendizagem. (POZO, 2002, p.61).

O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam torna se significativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.

Neste caso o professor propicia ao aluno a participação ativa e a aprendizagem significativa, levando – o a uma investigação e uma e uma problematização para a produção e o desenvolvimento de projetos para a resolução de problemas, assim, criar ambientes de aprendizagem com a presença das TICS pode gerar concepção da prática pedagógica com base na informatização do ensino e na transmissão de informações.

Em suma, na sociedade da aprendizagem, converter esses sistemas culturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com