TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A música como ferramenta para ensinar / aprender uma língua estrangeira, um evento multisemiológico

Trabalho acadêmico: A música como ferramenta para ensinar / aprender uma língua estrangeira, um evento multisemiológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. TEMA...........................................................................................

2. DELIMITIÇÃO DO TEMA............................................................

3. PROBLEMÁTICA .......................................................................

4. HIPÓTESES................................................................................

5. OBJETIVOS DA PESQUISA .....................................................

6. JUSTIFICATIVA ..........................................................................

7. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................

8. PROCEDIMENTOS METODÓLOGICOS....................................

9. CRONOGRAMA .........................................................................

10. REFERÊNCIAS...........................................................................

1.TEMA : A música como instrumento de ensino /aprendizagem da língua estrangeira, um evento multissemiótico.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A música e os elementos multissemiótico no ensino/aprendizado de uma língua estrangeira.

2. PROBLEMÁTICA

Quais os elementos multissemióticos que podem ser explorados no processo de ensino-aprendizagem da língua estrangeira através da música ?

4.3 HIPÓTESE

4.13.1 A música pode ser explorada no processo de ensino- aprendizagem de uma língua estrangeira a partir de seus aspectos gramaticais, fonéticos e culturais e da interpretação de texto que propicia o desenvolvimento crítico.

5. OBJETIVOS

5.1 OBJETIVO GERAL:

• Analisar a importância dos elementos muitissemióticos no ensino/aprendizagem da língua estrangeira.

5. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar aspectos multissemióticos;

• Pontuar os aspectos linguísticos como aquisição de vocabulário, compreensão da gramática e expressão oral e escrita, o aperfeiçoamento fonético, e o acesso aos bens culturais tematizados nas músicas destacar o quanto eles contribuem para o ensino/aprendizado da língua estrangeira.

6. JUSTIFICATIVA

Se a música faz parte da vida do ser humano, é importante que ela esteja na educação. A música acompanha as pessoas em vários momentos da sua vida sejam eles tristes ou alegres. É possível imaginar uma cerimônia religiosa sem música, uma formatura ou separações e até mesmo a morte? Estas são situações em que a música estivera sempre presente na nossa vida. Já que a educação faz parte da vida de muitas pessoas seria interessante que a música também fizesse parte da sua formação.

Diante disso proponho para o ensino de LE a utilização da música como meio de aprendizagem já que o ensino de línguas Estrangeiras na sala de aula, ainda segue uma abordagem tradicional. O gênero textual música vem como uma abordagem inovadora proporcionando um novo olhar para o ensino de LE. Ela também tem como foco entreter e descontrair o aluno que se sentirá muito mais estimulado e motivado em aprender a L2 e além disso representa um recurso bastante eficaz no dialogo entre as culturas, bem como na aprendizagem em geral seja no aspecto lexical, sintático ou fonológico.

7. METODOLOGIA

7.1 Tipo de metodologia

Neste projeto foi focalizada uma proposta de caráter exploratório no qual foi realizada uma pesquisa de vários autores que discutem sobre o tema e também experiências realizadas em sala de aula.

De acordo com Gil Vicente a pesquisa exploratória têm como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. Na maioria dos casos, essas pesquisas envolvem: (a) levantamento bibliográfico; (b) entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado; e (c) análise de exemplos que "estimulem a compreensão"(Selltiz et ai., 1967, p. 63).apud Gil Vicente.

Percebeu –se que ao longo dos trabalhos as músicas foram utilizadas como instrumento de aprendizagem nas aulas, as quais tiveram grande aceitação por parte dos alunos. Foram feitas algumas perguntas para eles sobre a importância da música na aprendizagem, todos foram unânimes em acreditar que é possível aprender uma Língua Estrangeira por meio da música. Todos falaram que o estudo de uma língua estrangeira através da música trouxe um maior envolvimento dos conteúdos trabalhados nas canções. Através das pesquisas com teóricos que abordam esse tema e as aplicações em sala de aula podemos observar uma veracidade e confiabilidade dos dados obtidos.

8. REFERENCIAL TEÓRICO

A fundamentação teórica deste estudo tem como objetivo explanar a importância da utilização da música como um evento multissemiótico em L E na sala de aula e seus benefícios. O aprendizado de uma língua estrangeira permite que alunos de diversas faixas etárias e camadas sociais tenham acesso a culturas diferentes. Entendendo cultura pelo conceito de práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado e sendo a língua uma delas, Ferreira (2002) define música como uma maneira de exprimir-se e interagir com o outro. Ele afirma que a música deve ter sido utilizada pelo ser humano desde os primórdios da história da civilização e ressalta a hipótese de a música ter surgido antes da comunicação verbal oral, visto que não temos registro do início nem de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com