TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho acadêmico: TECNOLOGIA NA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.655 Palavras (15 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 15

FACULDADE ANHANGUERA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATPS GESTAO DE DESEMPENHO

SÃO CAETANO DO SUL

2014

1. INTRODUÇÃO

A Gestão de Desempenho se refere ao conjunto de comportamentos manifestados pelo indivíduo no exercício de suas atribuições e responsabilidades. É um conceito alternativo das técnicas tradicionalmente utilizadas e um meio de comparar os resultados obtidos identificando de forma válida, sistemática e precisa, alinhando-se com os critérios de verificação e correta execução, ou seja, o caráter formativo é mantido em constante monitoramento, que deve ser baseado nos planos e expectativas estipulados pelos colaboradores e lideranças.

2. RESENHA CRÍTICA

No modelo de Gestão de Competências desenvolvido pela visão da empresa, e baseado em objetivos estratégicos, são desenvolvidas as competências essenciais que a organização deve desenvolver, como por exemplo, buscar recursos para a organização, gerar aumento de competitividade, direcionar metas e consequentemente suas demais competências organizacionais previstas pela visão da empresa, levando à obtenção de melhores competências como: Competências de Suporte; Competências Essenciais; Competências Técnicas; Competências Distintivas.

• Suporte - são os que agregam valores as competências técnicas e que fazem a diferença no perfil profissional de cada pessoa.

• Essenciais – são elevadas para a sobrevivência da empresa e para todo o treinamento do funcionário.

• Técnica - são as que compõem o perfil profissional para ocupar cargos.

• Distintivas – São as que relatam os clientes e os concorrentes da empresa.

Todas essas quatro competências, estão engajadas em um mesmo sentido que é a o desenvolvimento da empresa.

Exemplos de competências:

• Comunicação – A comunicação dentro da empresa deve ser bastante incentivada. Há também um conjunto de outros atos que devem ser desenvolvidos dentro de uma empresa que são conhecidos como CHA.

• Conhecimento, Habilidade e Atitude (CHA) - Onde o conhecimento é composto por um conjunto de informações, fatos e procedimentos, neste último é onde entram as habilidades. A atitude é composta por exercícios de valores, opiniões, comportamentos e atos. Temos em vista alguns exemplos do CHA: Conhecimentos, habilidades, atitudes sobre o negócio; cumprimento de metas; valorização de resultados sobre o mercado; perseguição de um objetivo.

3. FERRAMENTAS DE GESTÃO

As principais ferramentas de gestão utilizadas para o desenvolvimento corporativo são:

• Analisar informações a postura comprometida com resultados;

• Avaliação de desempenho;

• Suportar decisões sobre promoção e remuneração;

• Registrar a evolução do comportamento do colaborador em relação ao trabalho;

• Medir o grau de satisfação que os empregados têm em relação às tarefas realizadas;

• Detectar necessidades de capacitação e desenvolvimento;

• Descobrir pessoas chaves na organização;

• Descobrir que o colaborador deve ser transferido para outra função;

• Descobrir candidatos para postos internos.

Com base nas competências a empresa, de certa forma, estará desempenhando com total capacidade e comprometimento para um melhor resultado de seu papel. A gestão de desempenho inclui processos que geram comunicação entre as metas alinhadas da empresa, avaliam o desempenho dos funcionários e os recompensam de forma justa.

O planejamento claro das metas, o desenvolvimento de competências e uma cultura de pagamento por desempenho são práticas de gestão de talentos utilizadas por empresas de sucesso para demonstrar a seus colaboradores o seu devido valor. É comprovado que a gestão eficiente de desempenho e talentos aumenta o ânimo dos colaboradores e a produtividade geral. Um time engajado e produtivo é essencial para que qualquer empresa supere a concorrência.

Custos crescentes, aumento da concorrência e o tempo necessário para contratar e treinar novos talentos tornou a retenção dos melhores colaboradores necessária para os resultados finais. Reconhecer as lacunas e desenvolver as habilidades permite aos gerentes mapear de forma adequada os planos de sucessão, enquanto os funcionários podem desenvolver um plano de carreira viável.

4. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESTUDADA

B2W Digital – companhia digital sociedade anônima inscrita no CNPJ Sob o Numero 00.776574/0001-56, Sede da companhia esta localizada na Rua Sacadura Cabral, 102 - Parte Saúde - Rio de janeiro.

Missão: Realizar os sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

Visão: Ser a maior e mais querida Companhia Digital da América Latina

4.1. Dados e fatos relevantes da origem da organização.

Resultado da fusão entre a Americanas.com e o Submarino em 2006, a B2W Digital é líder em comércio eletrônico no Brasil. A companhia opera por meio de uma plataforma digital, com negócios que apresentam forte sinergia e um modelo único de negócios, multicanal, multimarca e multinegócios. Ela atua no varejo por meio de lojas físicas, comércio eletrônico, televendas e catálogos, tendo também uma empresa de produtos financeiros. Com mais de 80 anos de vida, a empresa contava, em 2012, com 627 lojas nas principais cidades brasileiras e com três centros de distribuição: São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. A rede comercializava mais de 60 mil itens de 4 mil fornecedores diferentes, detendo elevada participação do comércio brasileiro de brinquedos, alimentos, lingerie, eletrônicos em geral, CDs e DVDs.

4.2. Natureza e ramo de atuação.

A B2W Digital possui um portfólio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com