TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Monografias: TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Passo 1:

Apresentação da Empresa:

Razão Social: Miguel Alves Moda e Confecções ME

Nome Fantasia: Com Classe

Endereço: Rua Carajas nº580 Centro

Fone: (061) 36121621

Histórico:

A Com Classe, foi fundada em 2010 por Miguel de Souza Alves e Valdete de Souza Alves, funciona em prédio próprio com uma estrutura física de 84 m², é uma loja especializada no seguimento de festas, como formaturas, casamentos e bailes em geral, hoje trabalha com 6 funcionarias sendo, 1 costureira e 5 atendentes, no inicio trabalhava apenas com 1 costureira e 1 atendente. A idéia de montar a loja veio a partir da falta de lojas especializadas no seguimento. Logo no inicio os proprietários passaram por algumas dificuldades pela falta de preparo na área administrativa, mas essas dificuldades foram um impulso para que logo fosse contratado um especialista na área de administração, Geruza de Souza Alves Silos, formada em Administração de Empresas, filha dos proprietários então fez um levantamento minucioso das finanças da empresa, e foi constatado a falta de preparo e dificuldade para lidar com as finanças, assim que foi feito o levantamento dos fatos o Sr. Miguel Alves, resolveu então fazer um curso Técnico em Administração, para poder lidar melhor com a área administrativa e com as funcionarias. Hoje depois de 2 anos de fundação, a loja já consegue se manter totalmente, e tem uma renda mensal bruta por volta de R$ 15.000,00 (Quinze Mil Reais).

Visão:

Missão: Estimular o espírito de equipe e desenvolver soluções personalizadas a preços acessíveis para a satisfação máxima de nossos clientes; e realizar eventos que visam o desenvolvimento de nossos membros, e da Sociedade como um todo.

Valores:

 Comprometimento: nos comprometemos e dedicamos o máximo de nossos esforços para a realização das atividades e desenvolvimento da empresa.

 Postura Profissional: representar a Com Classe com maturidade, seriedade, ética, competência e responsabilidade.

 Espírito de Equipe: manter a sinergia e o bom relacionamento entre os membros..

 Fazer Acontecer: buscar incessantemente os objetivos definidos, traçando metas e nos comprometendo com a geração de resultados de excelência em todas as nossas atividades.

Passo 2 e 3:

Mudança organizacional: É qualquer mudança planejada ou não dentro do ambiente da organização, mais sempre visando a eficiência organizacional, para garantir a satisfação dos seus clientes e conseguir superar seus concorrentes.

Paradigma: É um tipo de exemplo, modelo, referência, parâmetro, ou algo a ser seguido. Paradigma pode ser usado como critério de verdade que não precisa ser necessariamente o melhor, mais e reconhecido nos meios onde e aplicado.

Quebra de Paradigmas: Pode-se dizer que a quebra de paradigmas acontece quando e deixado um velho pensamento organizacional, para se iniciar um novo pensamento. Com esse novo pensamento a organização segue novos modelos de gerenciamento.

Relatório:

Para que ocorra a mudança esperada, é preciso fazer um planejamento para que o processo se dê de uma maneira satisfatória para todos: “É preciso mapear o que precisa ser mudado, mobilizando a equipe toda e realinhando a estrutura da empresa”. Dentro do processo de mudança de uma empresa, existem os líderes de mudança e os agentes de mudança. Os lideres de mudança são os quem conduzem o processo, mas os agentes de mudança são quem, de fato, fazem acontecer. O grande papel do líder é convencer e motivar os funcionários a se transformarem em agentes de mudança. E quanto mais agentes de mudanças houver dentro de uma empresa, maior é a chance de as mudanças serem bem-sucedidas. Mais existem os que relutam em não participar da mudança a única decisão a ser tomada e a demissão.

Uma mudança e sempre complicada para vários membros da organização sendo assim para evitar desentendimentos entre os colaboradores, antes de inciar a mudança e bom ter uma conversa com todos sobre a necessidade de mudar, transformando assim todos em agentes de mudança e fazendo com que eles se sintam envolvidos no processo de transformação, para que possam entender a necessidade da mudança, e bom explicar o que precisa ser modificado para todos entenderem como podem participar e o que terão que fazer para que a mudança aconteça, eles devem também entender que a mudança trará benefícios e não cortes, com os funcionários sabendo das mudanças e percebendo que elas serão benéficas eles se empenharão mais no processo de modificação. Deixar claro que o tempo que a empresa tem de fundação não tem relação direta com as mudanças, muitas vezes há grande resistência por parte dos proprietários ou ate mesmo dos funcionários por causa do tempo que a empresa tem de mercado, mais algumas modificações são inevitáveis e devem ser feitas. Os participantes da mudança devem perceber que o crescimento pessoal e profissional e a sobrevivência na empresa estão ligados à capacidade de se adaptar ao novo e se transformar em um agente de mudanças, não basta ser competente, ele precisa ter a capacidade de se adaptar em relação ao novo.

Envolver o alto escalão da empresa no processo de mudança, o comprometimento deve ser total, desde a alta cúpula até o mais baixo dos cargos da empresa, isso faz com que a mudança aconteça de forma solida e mais rápida.

Os lideres de mudança devem mostrar para os agentes de mudança que eles precisam se comprometer a ponto de assumir os riscos junto com a empresa, mudanças quando bem feitas são sempre benéficas, mais e preciso arriscar, inovar, só assim as mudanças acontecem de fato. E finalmente adaptar as mudanças à cultura da empresa, só assim as mudanças serão assimiladas.

Passo 4

Ser gestor implica na essência da liderança, Em muitas circunstancias é preciso ser equilibrado, estar equilibrado, sabendo ouvir mais do que falar. O Gestor que é líder influencia, propõe motivação, desafios em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe. A liderança é um convívio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com