TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Ensaios: TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  10.384 Palavras (42 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 42

FACULDADE SANTA TEREZINHA

Curso Superior: Tecnologia em Gestão Pública

Disciplina: Tecnologias de Gestão

Dallyla Barbosa Mota – 7599626565

Luzia Alves da Silva Gonçalves – 7374583568

Raphael Freire Manêta – 8140756683

Wellington Ribeiro Maneta Júnior – 8140756639

TECNOLOGIAS

DE

GESTÃO

Tutor: Fernando DA SILVA C. MOTA

Taguatinga/DF

Novembro / 2013

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado com a finalidade de compreensão das tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações.

Abrangeremos ações de planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes a negócios e serviços presentes em organizações públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

Caracterizaremos todas as tecnologias organizacionais, viabilidade econômica, técnicas de comercialização, ferramentas de informática, estratégia de marketing, logística, finanças, relações interpessoais, legislação e ética.

ORGANIZAÇÃO

Empresa: Lubrificantes Lotus Brasil Ltda.

Localização: SDE Quadra 03 Conjunto D Lote 20 PRO-DF - P Sul – Ceilândia/DF

Segmento em que atua: Química.

Produtos Comercializados: produz aditivos para óleos lubrificantes, aditivos para combustíveis e melhoradores de índice de viscosidade.

Porte/Tamanho: Empresa de grande porte.

Número de funcionários: 70

Missão: A Lubrificantes Lotus Brasil Ltda. assume o compromisso com a melhoria contínua dos seus sistemas e processos, prevenção da poluição, atendimento das legislações governamentais, normas da empresa e outros requisitos relativo ao produto e meio ambiente.

Valores: Para alcançar o nível mais alto de desempenho empresarial, a Lubrificantes Lotus Brasil Ltda. busca a excelência operacional através de operações seguras, confiáveis, eficientes e que respeitam o meio ambiente.

Justificativa da escolha da empresa: Escolhemos a empresa descrita por ser uma empresa de grande porte conhecida como uma das maiores empresas no segmento químico.

Nome/cargo do contato da equipe da empresa: Edinaldo Pereira (gestor).

MUDANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

No passado, as mudanças organizacionais eram feitas através de decisões tomadas pela alta administração e implementadas através de autoridade e poder. Essa maneira de mudar não funciona nos dias atuais porque em uma época em que o conhecimento é uma das ferramentas principais para o desenvolvimento, a alta administração precisa da participação dos funcionários que lidam diretamente com informações estratégicas para a empresa, possuindo dados necessários à concepção, planejamento e execução das mudanças.

As empresas começam a perceber que a utilização de suas competências internas é a chave para elaborar e implementar manobras estratégicas mais eficazes e ágeis. Ou seja, para mudar com sucesso é preciso envolver seus funcionários em todo o processo de mudança e desenvolver competências específicas, tais como técnicas de análise e resolução de problemas, de trabalho em equipe, de modelagem de sistemas, de mudança de atitudes e comportamentos, e de gerenciamento da cultura organizacional. Estas competências definem o perfil profissional dos gestores de mudança.

Hoje cada gestor tem que possuir qualificações, conhecimentos e competências necessárias à identificação da necessidade de uma mudança organizacional e a sua implantação. Na verdade cada gestor em sua área fica responsável pelas mudanças estruturais e pela padronização de seus serviços.

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR ORGANIZACIONAL E DA CONSULTORIA

O papel do gestor é administrar uma empresa, sendo justo com todos e atuando num estilo mais corporativo e solidário. O gestor deve ser um bom ouvinte e pesquisador, para que possa reconhecer e admitir os seus erros e aceitar outras opiniões e juntamente com sua equipe, trabalhar para atingir seus objetivos.

A cada processo o gestor aprender a recomeçar e seguir em frente o seu papel de gestor, estando preparado para lidar com seres humanos. É preciso também ter um caráter de liderança, responsabilidade, autoridade e acima de tudo ser competente, para que assim possa ser capaz de tomar decisões necessárias sobre orientações e planejamento do trabalho da equipe.

O gestor organizacional, precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento, pois é de suma importância para o sucesso empresarial, o conhecimento é a palavra chave para a competitividade entre as empresas e países que desfrutam de grandes avanços tecnológicos que podem investir em pesquisas e desenvolvimento para tornar a gestão organizacional uma de suas empresas criativas e eficazes.

O Principal desafio é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, os proprietários, e também a sociedade.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

As empresas estão inseridas em um ambiente em constante mudança, influenciando e sofrendo influências, aprendendo e ensinando, nisso temos a aprendizagem organizacional, onde todos estão envolvidos, apresentando um diferencial: o trabalho é melhor quando realizado em equipe.

As teorias administrativas buscam sempre evoluindo, buscando melhorias continuas para as organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.3 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com