TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Casos: TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 11

01. Identificação da empresa

Nome: Comercial Madeireira Mogno – Lótus Motel

Localização: BR 020 km 10 Área Especial 11 Lote 09

Segmento em que atua: Setor Moteleiro

Produtos fabricados ou comercializados: Serviços

Porte/tamanho: Pequeno Porte

Missão e valores:

Missão: Ser referência no mercado pela prestação de serviços de qualidade, mantendo seus clientes satisfeitos, oferecendo sempre um serviço em excelência. Buscar sempre novas tecnologias e aperfeiçoamento, preservando a identidade e privacidade de nossos clientes.

Valores: Trabalhar sempre com eficiência, ética, privacidade e segurança.

Escolhemos essa empresa, pois um dos antigos integrantes do grupo trabalha nela, por isso, a facilidade de contato com os gestores.

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Herbert Schoroeder/gerente-geral.

2. Mudança organizacional e quebra de paradigmas (definições do grupo)

Mudanças organizacionais são muito importantes para as empresas, principalmente no mundo dinâmico em que vivemos São mudanças que a empresa tem a necessidade de fazer para melhorar ambiente interno, o ambiente administrativo e até os processos de como ela gere seus inputs.

Um bom exemplo de como as mudanças são importantes é o da Microsoft que no ano passado amargou uma redução nos lucros e um dos motivos foi a demora de sua entrada no mercado de tablets. Fato corrigido apenas agora no meio de 2013.

Sem essas mudanças, é praticamente impossível uma grande empresa se manter num mercado tão globalizado em que tecnologias mudam rápido e tornam-se obsoletas em questão de um ou dois anos.

Assim como a mudança organizacional, quebra de paradigmas também é importante, visto que as coisas hoje não são feitas como eram há 15 ou 20 anos. A única constante é a mudança. E empresas devem estar atentas.

3. Gestor organizacional (definição do grupo)

É quem coordena e ordena os trabalhos que trazem benefícios lucrativos para a empresa e, principalmente, assume as responsabilidades. Muitas vezes assina em nome da empresa ou de determinado departamento. Em conseqüência, a gerência é a virtual esquematização da cultura organizacional da empresa. Tecnicamente falando, a gerência é o instrumento da gestão. Ele precisa estar sempre atento às necessidades de mudança na empresa, ouvindo sempre funcionários e clientes.

4. Papeis do gestor organizacional (definição do grupo)

- Liderança;

- Buscar recursos lucrativos para empresa;

- Gerenciar recursos financeiros e humanos;

- Ser estrategista;

- Gerenciar conflitos;

- Delegar responsabilidades;

- Cuidar da imagem da empresa;

- Empreendedor;

Entrevista com o gestor da empresa escolhida, o senhor Herberth

a) Qual a definição de gestor organizacional?

O Gestor é uma pessoa responsável pela organização e execução juntamente com sua equipe. É o profissional que recebe as informações de sua diretoria e as coloca em prática, motivando sempre sua equipe a dar o melhor retorno à empresa.

b) Qual o papel do gestor organizacional nas empresas atualmente?

Ser a ponte entre a diretoria da empresa juntamente com os outros funcionários que estão sob sua responsabilidade. Tem o papel de motivar os integrantes da equipe, percebendo qualquer fato que qualquer integrante possa trazer de negativo, contribuindo para que todos trabalhem com interesse e felizes. Se alguma pessoa de sua equipe estiver com algum problema que atrapalhe o restante, o gestor deve procurar ajudar a achar uma solução para que possa trazer benefícios individuais e coletivos.

Certa vez um funcionário estava com dificuldades financeiras. Na verdade estava precisando mais de orientação do que de empréstimo. Foi o que fizemos, orientamos e acompanhamos a execução dessa orientação. Isso foi importante porque o funcionário conseguiu resolver seu problema e começou a trabalhar mais satisfeito. Foi percebido neste caso que se fizéssemos qualquer empréstimo, o problema aumentaria. Por isso dispensamos um tempo em orientação e acompanhamento para a solução do problema. A pessoa resolveu a questão, aprendeu a lidar com suas finanças e a empresa foi totalmente beneficiada.

c) O que empresas modernas esperam de seus gestores?

Esperam que seus gestores consigam trazer os benefícios esperados com mais um diferencial. Esperam que os gestores consigam vestir a camisa da empresa e imprimir em seus subordinados o mesmo interesse. Esperam que os gestores consigam gerir seus negócios com excelência, levando sempre soluções eficazes, que consigam a lucratividade acima do esperado. Esperam gestores éticos, que mantenham sempre bons negócios com seus fornecedores, clientes e colaboradores. Esperam gestores sempre proativos, buscando aperfeiçoar seus conhecimentos com educação, conhecimentos técnicos e criativos, isto é gestores que sejam empreendedores.

d) Quais as características essenciais para o gestor moderno conseguir se manter no mercado de trabalho atual?

Proatividade

Ética

Responsabilidade

Criatividade

Conhecimento Técnico

Liderança

Pessoas que tenham diferenciais

Parceiros

Empreendedorismo

Inovação

O livro-texto define o gestor como:

O nosso velho conhecido administrador, com uma nova roupagem, imbuído de novas responsabilidades que complementam suas funções ou habilidades e que devem estar alinhadas às necessidades e exigências do mundo contemporâneo.

Fica claro que o atual gestor tem muito mais responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com