TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TENTANDO ESCAPAR DOS HORRORES METODOLÓGICOS

Trabalho Universitário: TENTANDO ESCAPAR DOS HORRORES METODOLÓGICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

Toda vez que nos defrontamos com a tarefa de escrever um texto acadêmicTENTANDO ESCAPAR DOS HORRORES METODOLÓGICOSTENTANDO ESCAPAR DOS HORRORES METODOLÓGICOSToda vez que nos defrontamos com a tarefa de escrever um texto acadêmico,seja uma monografia uma dissertação, uma tese ou um artigo,mobilizamos nossas imagens sobre o que é ciência e sobre o que é produção de conhecimento cientifico. Essas imagens também se apresentam quando desejamos realizar uma pesquisa; estudar um tema de modo sistemático, ainda que não desejemos escrever um trabalho acadêmico.

No censo comum (BOX 1) Ciência é uma forma peculiar de produzir conhecimento objetivo.Objetividade nesse senso comum contrapõe-se a subjetividade.

O conhecimento científico nessa visão se importaria a todos. E nesse sentido que ouvimos freqüentemente frases como “a ciência demonstra isso”. Ou’ cientistas verificaram que...

Com efeito, a imagem da ciência é de uma pratica casos de revelar aspectos ocultos da realidade inacessíveis aos mortais a não ser através da pratica cientifica. Caberia ao método cientifico a virtude de desvelar a realidade, descobrir suas regularidades e leis. Essa imagem é bem antiga. Ela foi construída juntamente com o nascimento da chamada ciência moderna, e é exemplificada pela física. A voz de uma antiga aspe ração, da civilização ocidental. A de construir uma forma de conhecimento universa, cuja validade ultrapassa as diversas culturas humanas. Um conhecimento que nos levasse além da nossa paróquia. O termo paroquial hoje tem um sentido pejorativo que desdenha aqueles que se apegam aos valores específicos do seu grupo social.

A imagem serviu para animar o sonho de progresso. Moderno de legitimar á pratica da ciência. Mas, por outro lado, ela contribuiu para certa mistificação da ciência.

Os impactos desta mistificação emergem com nitidez, quando nos deparamos com a tarefa de redigir um trabalho científico.

Muitos de nós diante da tarefa trememos afinal aplicar as metodologias cientificas parece algo muito especial quase inalcançável. E pior quando nós debruçamos sobre a tarefa encontramos algo muito distinto da metodologia tão idealizada, onde esperamos encontrar um terreno

...

Baixar como  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »