TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA BUROCRACIA

Artigo: TEORIA DA BUROCRACIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  1.971 Visualizações

Página 1 de 2

Quais aspectos positivos você ressaltaria na teoria da Burocracia?

E quais os aspectos negativos?

Qual sua opinião sobre a necessidade de papéis nas organizações?

Na sua opinião, a teoria da Burocracia pode ser aplicada a qualquer tipo de organização? Por que?

Quais seriam as alternativas para agilizar uma empresa burocratizada?

) Transcreva para seu caderno a tabela síntese que segue e complete-a:

Sociedade/

Autoridade Características Exemplos Legitimação Aparato Administrativo

Tradicional

Carismática

Burocrática

2) Os tipos de sociedade e autoridade nem sempre são encontrados de forma pura na mundo contemporâneo: o que ocorre é a predominância de um tipo de autoridade ou de sociedade. Na sua opinião, algum dos tipos de sociedade é ideal em sua forma pura? Caso não seja, qual seria a combinação ideal entre dois ou mais tipos de autoridade definidos por Weber? Quais seriam as características de tal tipo?

3) Alexandre é o proprietário da Proteus, uma conhecida empresa do ramo imobiliário. Depois de décadas de atividade, a Proteus precisa deslanchar para abrir novos mercados. Durante todo esse tempo, Alexandre havia assumido uma autoridade tipicamente carismática e que agora precisa ser modificada para permitir o crescimento da empresa.

a) Quais são as alternativas para ele? Qual a mais adequada para os objetivos de Alexandre? Justifique.

b) Descreva como provavelmente são os critérios de recrutamento e seleção de pessoal e o estilo de liderança de Alexandre.

c) Como Alexandre poderia fazer a mudança do tipo de autoridade atual para o ideal? Quais seriam os prováveis obstáculos a serem encontrados?

4) Após rigoroso e exaustivo processo seletivo, Jorge conseguiu um emprego na Movibrás, uma grande empresa produtora de artigos de consumo, como supervisor de tesouraria. Nos seus primeiros dias na empresa Jorge passou por um programa de integração para melhor conhecer as características da organização. Recebeu vários manuais contendo regras, regulamentos, rotinas, descrição do seu cargo, deveres e responsabilidades como funcionário. Ficou impressionado com o alto grau de organização e de padronização existente na empresa. Mas, isso seria realmente uma característica positiva da organização? Quais as vantagens e desvantagens advindas dos aspectos mencionados?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com