TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE REALIZAÇÃO DA APLICAÇÃO PRÁTICA

Por:   •  9/3/2018  •  Artigo  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

TEOREMA DE TALES UMA APLICAÇÃO PRÁTICA

Luan NOÉ DA SILVA

Universidade Estácio de Sá

ensinosuperiormatematica@gmail.com

Daniel DA SILVA FIRMINO DA COSTA

Universidade Estácio de Sá

danielrotary@hotmail.com

RESUMO

  A proposta do trabalho apresenta-se em relatar a experiência de uma atividade voltada para alunos do 9º ano no Programa Mais Educação, em uma escola estadual, na cidade de Duque de Caxias – RJ.  

  Ao abordarmos o Teorema de Tales em sala de aula, vimos que muitos estudantes apresentavam dificuldades no entendimento de suas aplicações no cotidiano, não parecia fazer muito sentido para eles. Compreendendo essa dificuldade, planejamos uma atividade na qual saísse do âmbito da sala de aula e exigisse participação mais ativa por partes dos estudantes.

  A atividade foi realizada no pátio da escola onde se encontrava um poste abandonado que projetava uma sombra em dias ensolarados. Em torno de 25 alunos participaram da atividade, como material levamos: uma trena e um bastão de madeira com 2 metros de comprimento, a partir daí levantamos o seguinte questionamento, qual seria a altura do poste? No primeiro momento, tentaram medir o poste com a trena, entretanto não havia escada para auxilio, em seguida resolveram comparar a medida do bastão de madeira com o poste para encontrar a altura, descobrindo a medida do bastão de 2 metros de comprimento e como já informado anteriormente não seria possível subir no poste. Após o levantamento de hipóteses, sugerimos aos alunos que utilizassem teorema de Tales, medindo a altura de um objeto menor e fazendo a razão de proporção entre as medidas. Todavia os alunos se perguntavam onde estaria o triângulo. No primeiro momento a pergunta era qual seria a altura do poste, ao passar do tempo momento levantamos hipóteses e surgiu uma nova pergunta, onde estaria o triangulo. Ao passar de determinado momento sugerimos para que se lembrassem da última aula onde tratamos o Teorema de Tales e apresentamos uma figura para ajuda-los com o cálculo, quando apresentado a figura abaixo (fig.1) ficou mais claro para eles solucionar o caso.

[pic 2]

Fig.1

  Como consequência de, eles conseguiram solucionar as duas incógnitas que tinha surgido durante toda a atividade, qual seria a altura do poste e onde estaria o triângulo, com a apresentação da figura ficou claro para eles a razão de semelhança entre triângulos, mãos a obra começaram a medir e obter o comprimento da sombra e a altura do bastão, obtendo as seguintes medidas como informa a figura abaixo (fig.2), a partir de então foi possível à realização dos cálculos para descobrir a altura do poste.

[pic 3]

Fig.2

Seja h a altura do poste, é o que queremos calcular, procedemos ao cálculo como descrito abaixo:

        

[pic 4]

Fig.3

Portanto, a altura do poste é igual a 5 metros.

  Ao final da atividade fizemos um diagnóstico de como foi o aprendizado dos alunos em relação à atividade proposta e podemos perceber que foi significativa a mesma, os alunos compreenderam a aplicação do Teorema de Tales no cotidiano. Apesar da proposta da atividade ser simples, os alunos ficaram entusiasmados em participar e pudemos perceber que a assimilação do conteúdo se deu de forma significativa. O Teorema de Tales é um assunto simples, mas de bastante importância, já que ajuda a resolver cálculos que aparentemente são bastante complicados. Entretanto, muitas das vezes não é dada a devida importância para ela, nas aulas seguintes podemos constatar que a realização das atividades onde abordamos o teorema de Tales se deu de forma satisfatória, os alunos compreenderam o conceito e atingiram os todos os objetivos propostos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (171.6 Kb)   docx (169 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com