TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DOS SISTEMAS

Exames: TEORIA DOS SISTEMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 4

ORIGEM

A Teoria foi iniciada pelos trabalhos de Ludwig Von Bertalanffy, este um biólogo alemão que começou a observar as organizações como um todo, e não em partes fragmentadas como as primeiras teorias propunham, como o exemplo a Teoria de Taylor com “tempos e movimentos”. Esse costumava dizer que a água é diferente do hidrogênio, que é diferente do oxigênio que a constituem.

Como biólogo, ele defendia que a natureza não esta dividida em partes, em diferentes especialidades como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia, etc. Essas que são arbitrárias e com fronteiras sólidas bem definidas.

A TEORIA E O TEMPO

A Teoria se inicia em 1960, e vem da necessidade de uma integração das teorias que a antecederam, o que as teorias que focavam em comportamento e a estruturalização não conseguiram. A Teoria dos Sistemas focaliza a macroabordagem, diferentemente das anteriores que visavam uma abordagem micro. E se fundamenta em três premissas:

 Os sistemas existem dentro de sistemas;

 Os sistemas são abertos – e interagem com o meio ambiente em que estão inseridos;

 As funções de um sistema dependem da estrutura.

CARACTERÍSTICAS

A TS tem como objetivo proporcionar uma visão compreensiva, abrangente e gestáltica (que se refere a dar forma, a percepção de uma informação em duas dimensões). Um olhar geral do particular, totalizante, o que não seriam reveladas pelos métodos ordinários da análise científica.

O conceito de sistema é complexo: para sua compreensão torna-se necessário o conhecimento de algumas características próprias, que não são encontradas em nenhum elemento isoladamente, os sistemas decorrem de dois conceitos:

 Propósito ou objetivo – este tem haver com relacionamentos, definem um conjunto que foca sempre um objetivo, uma finalidade a alcançar;

 Globalismo ou totalidade – nada mais é do que o ajustamento do sistema, este sempre contínuo, se parte da premissa que uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças em todas as outras unidades;

Tem como conceito mais forte, a de que os elementos devem ser interdependentes e interagentes – elementos que juntos formam o todo. É a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. São chamados de emergentes sistêmicos, é onde uma propriedade/característica existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.

TIPOS DE SISTEMAS

Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Os tipos de sistemas são:

 Sistema físico ou concreto – são os equipamentos, máquinas, objetos. Podem ser descritos como quantitativos de desempenho.

 Sistema abstrato ou conceituais – são conceitos, planos, hipóteses, idéias.

Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos.

 Sistema fechado – são herméticos a qualquer influência do ambiente. Não recebem influência e nem influenciam. Sistema cujo comportamento é determinístico e programado. São chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e os equipamentos.

 Sistema aberto – São adaptivos. Mantêm um jogo com o ambiente e sua estrutura é otimizada quando o conjunto de elementos do sistema se organiza através de uma operação adaptiva. É um contínuo processo de aprendizagem e de auto-organização.

O sistema aberto é o que melhor permite uma análise ao mesmo tempo profunda e ampla das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com